Adolfo Menezes dispara contra gestão do INSS e pede responsabilização: “Presidente do órgão deveria estar preso”

 Adolfo Menezes dispara contra gestão do INSS e pede responsabilização: “Presidente do órgão deveria estar preso”

O ex-presidente da ALBA, deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), fez duras críticas à condução do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante entrevista para a imprensa nesta terça-feira (6), ao comentar o escândalo que envolve o desvio bilionário em descontos indevidos sobre aposentadorias, principalmente de beneficiários rurais.

Menezes apontou diretamente a responsabilidade do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), e afirmou que o presidente do INSS, indicado por ele, “deveria estar preso”. “O presidente do INSS é uma indicação direta do ministro Lupi. Como é que ele não sabia de um esquema de R$ 8 bilhões? Isso é escandaloso. Houve alertas em reuniões e documentos internos que recomendavam a suspensão dos descontos para sindicatos e associações, e mesmo assim eles permitiram que continuasse. Isso tem nome: irresponsabilidade e conivência”, criticou.

Para o parlamentar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agiu corretamente ao exonerar o ministro, evitando ser acusado de conivência com a crise. No entanto, ele destacou que o episódio revela as dificuldades de governar diante da pressão política do Centrão. “Se Lula não tirasse o ministro, seria cúmplice. Mas se tira, corre o risco de o PDT romper. É isso que estamos vivendo: um país refém da chantagem política”, afirmou.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.