Afonso Florence critica PEC da Blindagem e alerta para risco à transparência pública

 Afonso Florence critica PEC da Blindagem e alerta para risco à transparência pública

Durante visita à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nesta quarta-feira (17), onde apresentou o projeto da Ponte Salvador-Itaparica, o deputado federal licenciado e secretário estadual da Casa Civil, Afonso Florence (PT) comentou em entrevista ao LF News a aprovação da chamada PEC da Blindagem, votada no Congresso na terça-feira (16).

Florence afirmou que a proposta atende a interesses específicos de parlamentares que estão sob investigação. Segundo ele, os que patrocinaram a PEC buscam escapar das apurações em curso sobre crimes relacionados aos atos golpistas e sobre o uso de emendas do antigo Orçamento Secreto, apurações conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sob relatoria do ministro Flávio Dino.

“Os parlamentares que protagonizaram a PEC são aqueles que estão em desespero com as apurações dos crimes imputados aos golpistas. De outro lado, há também as investigações sobre emendas do antigo Orçamento Secreto. Essas regras não podem ser mudadas na conjuntura”, declarou.

O secretário destacou ainda que as emendas parlamentares são instrumentos legítimos, previstos na Constituição e na legislação eleitoral, mas precisam ser utilizadas com transparência e responsabilidade. Ele lembrou sua própria trajetória como deputado federal por quatro mandatos.

“Eu nunca escondi minhas emendas e defendo que todos os parlamentares respondam conforme a regra. Não se pode, em meio a disputas políticas, promover mudanças que limitam a transparência e afetam órgãos de controle”, ressaltou Florence.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.