Agentes Comunitários de Saúde de Lauro de Freitas são contemplados com 292 tablets

 Agentes Comunitários de Saúde de Lauro de Freitas são contemplados com 292 tablets

A rotina de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Lauro de Freitas será mais prática, ágil e qualificada. Isso porque o município disponibilizou 292 novos tablets para os profissionais, além das equipes de saúde da família e da atenção primária, em cerimônia realizada no auditório da faculdade Unime, na manhã desta quarta-feira (08). A entrega contou com a participação da prefeita Moema Gramacho e do titular da secretaria de saúde, Augusto Cesar Pereira, entre outras autoridades. 

A ferramenta tecnológica conta com ampla capacidade de armazenamento para guardar o maior número de informações até a sincronização dos dados. Os equipamentos contam com um chip que oferece acesso à internet e possibilidade de transmissão de informações de forma segura, em tempo real, além de consulta a informações técnicas, informativos, portarias ministeriais, protocolos de assistência, entre outros. 

O equipamento representa melhor qualidade no serviço e mais segurança no armazenamento de dados, na avaliação da agente Patrícia Ramos, que atua na área há 22 anos. “Vai melhorar bastante, deixar a nossa rotina mais dinâmica e mais prática”, comentou.

Para a agente Neurides Guedes, de 39 anos, o tablet será um importante facilitador da rotina em campo. “É bem melhor que as fichas. Mais leve e bem mais prático na hora de colocar os dados no sistema. Sem dúvida, a gente ganha mais praticidade e agilidade para a nossa rotina na rua”, contou. 

O secretário municipal da saúde, Augusto César Pereira, comentou que o aparelho eletrônico chega para qualificar o excelente trabalho desenvolvido pela categoria. “Os agentes vão ganhar maior qualidade nas visitas, além de mais praticidade e maior capacidade de armazenamento de dados”, disse. 

O aparelho destinado aos ACS também dispõe do aplicativo eSUS Território, que permite a geração de mapa real da área coberta pela equipe de saúde, ainda durante a visita realizada pelo profissional, através da plataforma de georeferenciamento.

Em seu discurso, a prefeita agradeceu o empenho dos profissionais durante a pandemia e destacou a importância do equipamento para otimizar o trabalho do grupo e garantir mais celeridade no trato das informações. “Ter esse aparelho em mãos faz parte do processo de melhoria não só das condições de trabalho, mas também dá mais rapidez ao mesmo. Os agentes terão maior espaço de armazenamento, com uma ferramenta mais rápida para facilitar a rotina e permitir que os dados cheguem ao sistema de forma célere”, argumentou. 

A prefeita também aproveitou para informar aos profissionais que a gestão municipal está nos preparativos para realizar um concurso para ampliar os números de servidores da categoria. Moema também está nas tratativas para melhorias salariais. Como parte desse processo, nesta quinta-feira (09) acontecerá uma reunião com o Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Sindacs), no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (Calf) para mais uma rodada de negociação. 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading