Agosto Lilás: Subsecretária da SEPADHIR ressalta papel da saúde no acolhimento de mulheres vítimas de violência

A Unidade de Saúde da Família (USF) Caji/Vida Nova promoveu, nesta quarta-feira (20), uma palestra sobre empoderamento feminino e valorização da mulher na sociedade, em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.
Durante a atividade, a subsecretária da Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPADHIR), Tenente Cláudia Gomes, reforçou a importância da rede de proteção e destacou o papel estratégico da saúde no acolhimento das vítimas. “A saúde é uma das portas de entrada para as mulheres em situação de violência. O Agosto Lilás é o mês em que intensificamos as ações de conscientização, e hoje estamos aqui como parte dessa rede, trazendo conhecimento e orientação”, afirmou.
Segundo a subsecretária, a SEPADHIR, por meio da Superintendência de Política para as Mulheres, integra esse processo para garantir que as vítimas saibam quais serviços podem acionar ao buscar ajuda. “É fundamental que, ao chegar a uma Unidade de Saúde em busca de socorro, a mulher saiba o fluxo a percorrer e os serviços disponíveis na cidade para protegê-la. Nosso papel hoje é falar sobre a Lei Maria da Penha e seus desdobramentos, ampliando a informação e fortalecendo o enfrentamento à violência”, completou.
A atividade faz parte da programação do Agosto Lilás no município e busca sensibilizar a comunidade, promover o fortalecimento das mulheres e ampliar o acesso às políticas públicas de proteção.