Alarme antigelo ligou e desligou 8 vezes antes da queda do avião da Voepass

 Alarme antigelo ligou e desligou 8 vezes antes da queda do avião da Voepass

O relatório preliminar sobre o acidente com o avião da Voepass, divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), apontou que alertas de gelo e de velocidade baixa piscaram e tocaram no painel do ATR 72-600. A aeronave caiu no dia 9 de agosto e todas as 62 pessoas a bordo morreram.

Os alertas, de acordo com o relatório, ocorreram enquanto a tripulação se comunicava com o controle de tráfego aéreo, com passageiros e com uma comissária. A avaliação preliminar também aponta que o copiloto falava com o despachante operacional da Voepass, que estava em solo, depois de o alarme antigelo ligar e desligar oito vezes.

Menos de dois minutos antes de o ATR 72-600 em Vinhedo (SP), um alerta na cabine avisou a tripulação que o gelo prejudicava o desempenho da aeronave.

O relatório final, ainda sem prazo para divulgação, vai apurar as razões pelas quais a tripulação não agiu diante dos alertas sonoros e no painel, entre outros aspectos, e o quanto isso contribuiu para a queda da aeronave.

Confira os últimos acontecimentos dentro da aeronave antes da queda:

  • Às 13h17min20s (menos de quatro minutos antes de a aeronave perder o controle): o relatório aponta que o detector de gelo deixou de exibir o sinal de alerta. Nesse momento, o copiloto estava solicitando informações à comissária a fim de transmiti-las ao despachante operacional, aponta o relatório.
  • Às 13h17min32s (menos de quatro minutos antes de a aeronave perder o controle): o sistema antigelo volta a exibir um sinal de alerta. Nesse momento, o comandante estava informando os passageiros sobre as condições e o horário previsto para o pouso em Guarulhos;
  • Às 13h18min41s (menos de três minutos antes de a aeronave perder o controle): – a 353 km/h de velocidade, o alerta de velocidade baixa de cruzeiro foi exibido. O copiloto “estava terminando de repassar algumas informações ao despacho operacional”, segundo o relatório;
  • Às 13h18min55s (menos de três minutos antes de a aeronave perder o controle): um tom de alarme único foi ouvido na cabine. Simultaneamente, o comandante falava com o controle de tráfego aéreo;
  • Às 13h19min28s (menos de dois minutos antes de a aeronave perder o controle): com 340 km/h de velocidade, o alerta DEGRADED PERFORMANCE foi exibido, juntamente com um tom de alarme único. O alarme, segundo o relatório, “foi acionado concomitantemente com as trocas de mensagem entre o APP-SP [controle de tráfego aéreo] e a tripulação”;
  • Às 13h21min09s: o controle da aeronave foi perdido.
     

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