ALBA firma cooperação com câmaras para capacitação e criação de escolas do legislativo

Presidente Ivana Bastos assina acordo para executar Programa Multiplicar
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos (PSD), em cerimônia realizada no Plenarinho da Casa, na tarde desta segunda-feira (11), assinou um acordo de cooperação técnica com 17 câmaras legislativas municipais, para execução do Programa Multiplicar, de capacitação de profissionais e fomento à criação de escolas do legislativo em câmaras municipais baianas.
A presidente destacou a importância do programa e agradeceu o empenho da Escola do Legislativo da ALBA em sua iniciativa e realização. “Estamos trabalhando em conjunto com a Escola do Legislativo, dando todo suporte aos parlamentos municipais na capacitação de pessoal, de projetos técnicos, de infraestrutura. A política começa com os vereadores, lá na ponta. Então, a nossa intenção é de capacitar as 417 câmaras de vereadores na Bahia, para que os vereadores possam apresentar um mandato mais efetivo, de mais qualidade, e melhor representar a população”, disse Ivana Bastos.
Além da chefe do Legislativo baiano, a mesa da cerimônia foi composta pelos deputados Robinson Almeida (PT) e Alan Sanches (UB); o deputado federal Zé Neto (PT); a presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB), Edylene Ferreira; a diretora da Escola do Legislativo, Fernanda Guedes; e o superintendente de Recursos Humanos da ALBA, Francisco Raposo. Também prestigiaram o evento os deputados Hilton Coelho (Psol) e Raimundinho da JR (PL).
Para a presidente da UFV, Edylene Ferreira, o momento é marcante para os municípios. “A gente precisou ter a sensibilidade da mulher à frente da Presidência da Assembleia Legislativa para tocar esse importante programa. Agradeço a Ivana por entender que, capacitando, levando mais conhecimento para as câmaras municipais, para os seus servidores, sem sombra de dúvida, nós teremos um Legislativo mais atuante, mais voltado aos interesses da sociedade”, disse.
Assinaram o acordo presidentes e representantes das câmaras municipais de Buerarema, Caetité, Camaçari, Curaçá, Dário Meira, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Irará, Itabuna, Palmas de Monte Alto, Queimadas, Riachão do Jacuípe, Santo Antônio de Jesus, Santa Luz, Várzea Nova, Vitória da Conquista e Xique-xique. Outros três parlamentos municipais já haviam assinado antecipadamente; são eles Alagoinhas, Ibitiara e Pilão Arcado. As câmaras de Central, Riachão das Neves e Parapiranga também estão programadas para assinar ainda esta semana.
AULA INAUGURAL
O Multiplicar é uma iniciativa da Escola do Legislativo da ALBA, que realizará a aula inaugural do programa já no dia 20 deste mês, na modalidade de ensino a distância (EAD). O tema será Elaboração de Projetos de Lei Municipais, e o instrutor, Ian Schwartz.
O objetivo, como explicou a presidente Ivana Bastos, é fazer o programa chegar a todos os 417 municípios baianos até o final do ano. Para isso, foi montado, nas dependências da Escola do Legislativo, um estúdio com equipamentos modernos, criando uma sala de aula online, para o ensino a distância. A ideia é que as aulas sejam ministradas de forma sincronizada, com interação entre alunos e professor e com registro de presença, prerrequisito para a entrega do certificado de conclusão do curso.
Planeja-se levar o Programa Multiplicar também presencialmente a alguns polos regionais, como Feira de Santana, com a participação de representantes dos legislativos municipais de cidades do entorno.