ALBA inicia campanha de vacinação contra a gripe 2025

 ALBA inicia campanha de vacinação contra a gripe 2025

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) iniciou, na manhã desta terça-feira (12), a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2025. A expectativa é imunizar cerca de 800 pessoas, entre deputados, servidores ativos e inativos, além de dependentes, durante os dois dias de ação. A campanha segue até quarta-feira (13), das 9h às 16h, sem interrupção.

Segundo o coordenador de Assistência Médica e Odontológica da Diretoria de Promoção à Saúde da ALBA, Luiz Guilherme Gomes Bittencourt, o objetivo é oferecer comodidade ao corpo funcional, identificando vacinas pendentes e atualizando o cartão de imunização de todos.

A vacina aplicada é a trivalente, de amplo espectro, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Produzida a partir de vírus inativado e fragmentado, ela “não causa a doença da gripe após a aplicação”, esclareceu Luiz Guilherme.

Ele ressaltou a importância de tomar a vacina contra a gripe todos os anos, diferentemente de imunizantes como o da febre amarela, cuja dose é única e vitalícia. “O vírus sofre mutações, e por isso o imunizante é atualizado anualmente para garantir a proteção contra uma doença séria, que pode matar”, explicou.

A campanha é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, que disponibilizou cinco técnicos para apoiar a equipe de enfermeiros do Serviço Médico da ALBA. Este é o quarto ano consecutivo em que a Casa promove a vacinação contra a gripe. Até o fim de 2025, a previsão é oferecer também vacinas contra Covid-19, tétano e pneumonia (pneumocócica).

Vacinas de alto custo

Luiz Guilherme lembrou que a ALBA já disponibilizou vacinas de alto custo aos servidores, como a da meningite, aplicada em 2023, cuja dose custa cerca de R$ 1 mil, oferecida gratuitamente por meio de parceria com o governo do Estado. Outra iniciativa foi a oferta da vacina contra herpes zoster, com desconto de 40%, em convênio entre a Assalba e um laboratório particular.

“Tudo isso para proteger os funcionários e oferecer a comodidade de se vacinar no próprio local de trabalho, sem precisar ir a um posto de saúde ou enfrentar longas filas”, destacou o coordenador.

A servidora Rafaela Mascarenhas Ventim aprovou a iniciativa. “Acho ótimo que a Assembleia tenha um posto médico e promova campanhas de vacinação. Facilita a vida do servidor e reduz o número de pessoas doentes. Toda vez eu venho”, afirmou.

Quem também participa de todas as campanhas é Antônio Sancho, do Departamento de Convênios e Contratos. “É perfeito não ter que sair para se vacinar. A ALBA está cuidando de seus funcionários e ajudando a evitar futuras faltas ao serviço por motivo de gripe”, afirmou.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.