ALBA: sessão solene reabre trabalhos do Poder Legislativo nesta segunda

 ALBA: sessão solene reabre trabalhos do Poder Legislativo nesta segunda
A reabertura formal dos trabalhos ordinários da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) acontece, nesta segunda-feira (3), em sessão solene com a participação do governador Rui Costa e demais autoridades civis, militares e religiosas da Bahia. Apenas o chefe do Executivo e o presidente do Legislativo, deputado Nelson Leal, discursam na sessão, que se inicia às 16h.
Antes, às 15h45, o presidente Nelson Leal passa em revista a guarda de honra da Polícia Militar na rampa de acesso ao Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. Em seguida, recepciona o governador, conduzindo-o até o Salão Nobre, onde este aguardará a comissão de deputados estaduais que o acompanhará até o Plenário Orlando Spínola.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o governador Rui Costa fará a leitura da sua mensagem anual ao Parlamento, conforme exigência constitucional, fixada pelo inciso VII do artigo 105 da Constituição da Bahia, assim como no Regimento Interno da Assembleia. Nela, o governador faz uma compilação das atividades realizadas no exercício anterior, com dados de todas as secretarias, além de projetar ações para o ano que se inicia.
Nos quatro anos anteriores, ele precisou de pouco mais de uma hora para a leitura completa da mensagem, que resume o pronunciamento escrito; o governador Rui Costa costuma improvisar e sair um pouco do discurso prévio, esclarecendo ou enfatizando itens para conferir peso maior. Os trabalhos serão encerrados com a execução do Hino ao 2 de Julho. 
Como se trata de uma sessão solene, com elevado teor simbólico, o espaço em plenário é ampliado, com as 63 poltronas, habitualmente utilizadas pelos parlamentares, sendo substituídas por 200 cadeiras menores. O evento costuma lotar as dependências da Casa, como as galerias; por isso um telão no Saguão Nestor Duarte transmitirá os trabalhos, ao vivo, pela TV Assembleia, para que convidados e autoridades que não conseguirem assento nas galerias ou no plenário possam assistir a cerimônia. A transmissão poderá ser também acompanhada pela internet.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading