Alunos da Escola Municipal Príncipe da Paz comemoram entrega de novas instalações

 Alunos da Escola Municipal Príncipe da Paz comemoram entrega de novas instalações

Muito espaço, segurança e conforto. Essa é avaliação de Adryele Duque, 9 anos, sobre as novas instalações da Escola Municipal Príncipe da Paz, entregue nesta sexta-feira (30), na Rua Coronel Messias, bairro do Caji, pela prefeita Moema Gramacho. A escola de tempo integral, que atende 434 estudantes da comunidade de Vida Nova, ocupa agora o imóvel onde funcionou até 2014 a Casa de Parto Normal.

O novo espaço conta com salas de aula, brinquedoteca, cozinha, refeitório, biblioteca, salas para educação em tempo integral e quadra de esportes. Durante a inauguração, estudantes do 4º e 5º ano fizeram apresentações de dança afro.

Depois de percorrer as instalações e acompanhar a apresentação dos alunos, a prefeita Moema Gramacho lembrou que no local da nova escola havia nascido mais de mil bebês. “Nesses dois anos de governo gostaria de estar construindo mais escolas. Mas lamentavelmente tenho que recuperar equipamentos abandonados pela gestão anterior. Em 2012 acompanhei a construção deste espaço que serviu para realizar partos humanizados. Hoje, recuperamos e estamos entregando em ótima qualidade para ser escola”, enfatizou. Prioridade do Orçamento Participativo, Moema ainda destacou a construção de uma escola na Praça das Mangueiras em Vida Nova. 

A Escola Príncipe da Paz passou a funcionar como unidade de tempo integral este ano, mas as instalações não ofereciam as condições necessárias e a escola foi transferida para um prédio provisório, como explica a diretora Miriam Vasconcelos. “Em nossa primeira estrutura o espaço não possibilitava o desenvolvimento de outras atividades recreativas. A grandeza de uma escola com estrutura adequada se traduz na multiplicação de conhecimentos”, ressaltou. 

 

No tempo integral são realizadas oficinas de artes, canto, dança, letramento, matemática, contação de histórias, capoeira e estudos da cultura afro-brasileira. A escola iniciou suas atividades em 2007 com 190 alunos. Em 2018 chegou a 620, da educação infantil ao ensino fundamental I, nos períodos matutino e vespertino. O novo prédio vai receber apenas os alunos do Fundamental, da 1ª à 5ª séries. Os pequenos da educação infantil vão permanecer na escola em Vida Nova.

 

“A escola antiga era muito bagunçada e o espaço apertado. Esta nova aqui é maravilhosa”, completou Adryele, estudante do 4º ano. Guilherme dos Santos, do 3º ano, deu nota dez para a nova sala de aula. “O espaço aqui ficou bem melhor. Na escola de antes a cozinha da merenda não tinha lugar nem para colocar o armário” contou o pequeno de 9 anos. Em tempo integral, a escola oferece para os estudantes o lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

 

O secretário de Educação, Paulo Gabriel Nacif, define a escola como símbolo de futuro. “Tínhamos o compromisso em entregar um ambiente escolar com qualidade para os estudantes do Príncipe da Paz. Encontramos eles em um prédio insalubre e imediatamente os colocamos numa provisória até estruturar um novo local. Agora eles poderão desenvolver suas atividades regulares e de tempo integral com as melhores condições”, ressaltou. O programa de Educação Conectada nas unidades escolares e a implantação da Fábrica-escola de Robótica em Lauro de Freitas, são exemplos de outros avanços citados pelo secretário.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading