Alunos da rede municipal dão aula de história para marcar os 204 anos do Levante Malê

 Alunos da rede municipal dão aula de história para marcar os 204 anos do Levante Malê

Uma plateia atenta que lotou o Cine Teatro nesta quarta-feira (28) assistiu ao filme “Um grito de Liberdade” produzido e protagonizado por alunos do 7º ano da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães. O curta metragem retrata o Levante do Rio Joanes, episódio histórico da luta e resistência negras no estado da Bahia que antecede a Revolta dos Malês.

Escrito e dirigido pelo professor Antônio Cláudio Sampaio, o curta mostra um pai, interpretado pelo ator Cristóvão da Silva, que conta ao seu casal de filhos como aconteceu o grito de liberdade dos escravos e o massacre às margens do Rio Joanes. O filme, narrado no cenário real onde a história aconteceu, faz o espectador viajar até 1814.

Para o ator Cristóvão da Silva, que já participou de produções como Cabaré da Raça e Ó Paí Ó, “esse é um momento gratificante, mas de muita responsabilidade. Sou educador e vejo aqui crianças e adolescentes tendo a oportunidade de participar da valorização da história da cidade”.

Intérprete de um dos filhos, o aluno Caique Barbosa elogiou a iniciativa. “Foi muito especial participar deste projeto. A história é muito esquecida. Temos que agradecer aos professores Gildásio e Cláudio, nossos mestres por incentivar os alunos a produzirem e a trazer a nossa história à tona”.

Após a exibição do filme, personalidades do município receberam o certificado “Um grito de Liberdade”. Além do ator Cristóvão da Silva, foram certificados o historiador Gildásio Freitas, responsável por resgatar a história do levante e o professor Coriolano Oliveira, incentivador e divulgador da história.

“Hoje é um dia especial. Há 20 anos descobri o levante do Rio Joanes, um achado maravilhoso em meio às centenas de pesquisas que já realizei. Este fato histórico mostra uma participação ativa contra a escravidão em Santo Amaro de Ipitanga. Me debrucei e comecei a divulgar este episódio. A adesão de outros interessados como Gildásio e Cláudio foi fundamental. Que essa data, que hoje completa 204 anos, seja cada vez mais lembrada”, destacou Coriolano.

O filme foi produzido para a Mostra de Filmes Educa 7 Minutos, promovida pela Secretaria de Educação de Lauro de Freitas. Coordenadora das Ações da Cidade Educadora da SEMED, Idaci Ferreira falou da provocação feita pelo professor Gildásio em levar a história do Levante do Rio Joanes para além das telonas. “A SEMED fica muito feliz com o resultado do Educa 7 e vamos topar sim o desafio de ampliar para o teatro este projeto que produz e conta história de Lauro de Freitas.

À tarde os alunos das escolas Ana Lúcia Magalhães e Barro Duro participaram de uma aula de campo com o professor Antônio Cláudio, na praia de Buraquinho. O filme foi exibido novamente na Barraca da Gávea, na praia de Vilas do Atlântico e, em seguida, o professor Coriolano Oliveira conduziu uma roda de conversas sobre a Revolta dos Malês, movimento posterior ao Levante do Rio Joanes, uma das mais importantes revoltas ocorridas na Bahia contra a imposição do catolicismo aos negros e contra o preconceito.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.