Alunos da rede municipal de Lauro de Freitas expõem poesias durante evento em comemoração à Semana do Meio Ambiente

 Alunos da rede municipal de Lauro de Freitas expõem poesias durante evento em comemoração à Semana do Meio Ambiente

 

Meio ambiente, educação e poesia. O que esses três pilares têm em comum? A descoberta ocorreu na manhã desta terça-feira (06), durante uma exposição do Projeto Rios de Poesia, no Salvador Norte Shopping. O evento realizado pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos (BATTRE), deu início à comemoração da Semana do Meio Ambiente. As poesias com essa temática  foram criadas pelos alunos da rede municipal de ensino. 

Familiares e professores também marcaram presença no local. Um dos envolvidos no projeto é Carlos Emanoel, estudante da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, que aos 12 anos viu sua obra exposta em um dos quadros expostos. Para inspirar na construção de sua poesia, o estudante do 7º ano revelou que visitou os rios de Lauro de Freitas. “Visitar os rios me inspirou muito. Agradeço ao professor por ter me ajudado. Estou muito orgulhoso pela exposição e muito feliz”, disse.

Idaci Ferreira, professora e coordenadora de Projetos Especiais Cidade Educadora da SEMED, foi só orgulho. O projeto levou os alunos para conhecer os rios, a fim de despertar a linguagem poética. “É um trabalho fantástico. Eles tiveram a oportunidade de ter o contato com os rios. A possibilidade de produzir, através do que viram, suas poesias”, explicou. 

Ainda segundo Idaci, o local escolhido também foi importante. “Na semana em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, expor num espaço onde outros públicos podem visitar é importante. Várias pessoas transitam por aqui todos os dias. É uma parceria muito boa. Nosso foco é ajudar, poder colaborar com a educação das crianças em relação às causas ambientais, da forma como lida com o ambiente”, disse ela, que aproveitou para anunciar uma novidade. A coordenadora revelou que a intenção é expandir o projeto em 2024. Idaci contou que a ideia está em andamento. No próximo ano, o concurso deve envolver todas as escolas municipais de Lauro de Lauro de Freitas. 

Responsável pelo projeto Doutor Natureza, o professor e coordenador de Educação Ambiental da SEMED, Antônio Cláudio, elogiou o evento e falou da necessidade de incentivar as crianças a proteger e cuidar do Meio Ambiente. “A atividade foi implementada nas redes do município. Percebemos que era necessário trazê-los para conhecer a prática, conhecer os recursos da cidade. Conseguimos aliar poesia e prosa, e eles puderam confeccionar a partir de suas ideias. Foram eles os responsáveis por esse evento. O sentimento de ver suas produções, a busca pelo prazer de produzir é muito motivador. Para mim é um orgulho ver essas poesias produzidas por eles. Os pais também se sentem orgulhosos. Estamos no caminho certo”, concluiu. 

Ao todo, alunos de cinco escolas participaram da iniciativa. São elas: Escola Municipal Capiarara, Escola Municipal Esfinge, Escola Tenente Gustavo e Capitulino (polo Areia Branca) e Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães (polo Centro). 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.