Alvorada dos Ojás celebra Novembro Negro em Lauro de Freitas

 Alvorada dos Ojás celebra Novembro Negro em Lauro de Freitas

Um ritual de reverência aos orixás será celebrado nesta quinta-feira (22), às 18h, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, como parte da programação do Novembro Negro em Lauro de Freitas. A Alvorada dos Ojás, em que panos brancos são amarrados nas árvores em reverência às entidades dos cultos de matriz africana e sinal de respeito e amor ao próximo, é também uma forma de protesto contra a intolerância religiosa. No mesmo ato, as baianos serão homenageadas.

De acordo com Paulo Aquino, titular da Superintendência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SUPPIR, “para Lauro de Freitas tem quase 80% da sua população afrodescendente, o Novembro Negro tem importância fundamental pra criar consciência, construir identidade e municipalidade, integrando valores da africanidade. Esse momento se dá com o objetivo de ampliar as conquistas das populações negras e a capacidade de observação e visão crítica fortalecendo as tradições”. 

O superintendente chamou a atenção também para evolução que o município teve nas políticas de promoção da igualdade racial nas gestões da prefeita Moema Gramacho. “Lauro de Freitas é uma cidade antena do Brasil. É muito importante a celebração do Novembro Negro e de todas as atividades que contribuem com a construção da cidadania e com a valorização das manifestações de matrizes africanas”.

Além das atividades desta quinta-feira, realizadas pela SUPPIR, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, Conselho de Igualdade e Federação Nacional do Culto Afrobrasileiro-Fenacab, Lauro de Freitas, uma das cidades em que o Dia da Consciência Negra é feriado municipal, uma extensa programação celebra o Novembro Negro.

Confira a programação completa

·         22/11

8h às 12h, na SESP

            Oficina de reciclagem do papel – reaproveitamento de materiais descartáveis.

 18h, no Centro de Referência Afro Mãe Mirinha de Portão 

Alvorada dos Ojás e homenagem às baianas 

 

·         23/11 ás 17h

Caminhada a Cor da Cidade e Comemoração ao Dia Municipal do Hip Hop, aaindo da Praça Oscar Moreira, na Terraplac, sentido Largo Caranguejo – Itinga

 

·         26/11 às 16h, no Cine Teatro

Agitação Cultural do Novembro Negro 2018 com o circuito poesia crioula, circuito afro-cênico, exposição aborígene, lançamento de material em cordel sobre a consciência negra em Lauro de Freitas e palestras Povos e comunidades tradicionais; e o significado da consciência negra.

 

·         28/11 às 08h, na SESP

Oficina de reciclagem do papel – reaproveitamento de materiais descartáveis.

 

·         30/11, 8h, na SESP

Palestra “SESP sem preconceito”

 

8h, no Campo do Quingoma

Feirão de Saúde da População Negra e Oficina Pedagógica sobre Educação Quilombola.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading