Aos 87 anos, morre o empresário Abilio Diniz, fundador da rede Pão de Açúcar

 Aos 87 anos, morre o empresário Abilio Diniz, fundador da rede Pão de Açúcar

Aos 87 anos, o empresário Abilio Diniz morreu neste domingo (18), em São Paulo. Um dos empresários mais ricos do país, ele foi líder do Grupo Pão de Açúcar e construiu um verdadeiro império do varejo com o negócio de família.

Diniz estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar um insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Ele ficou internado cerca de um mês na UTI, desde que retornou às pressas dos Estados Unidos após apresentar sintomas graves.

O mundo dos negócios entrou na vida de Abilio em 1958, a convite do pai, o português Valentim Diniz. Ele havia acabado de fundar o primeiro supermercado Pão de Açúcar, que era uma confeitaria. Dez anos depois, a rede se tornou um sucesso e já contava com 40 franquias.

O empresário deixou o grupo em 2013 para assumir a presidência do Conselho de Administração da BRF, uma companhia do ramo alimentício. Atualmente ele fazia parte dos Conselhos de Administração do Carrefour Global e do Carrefour Brasil.

Diniz era um dos mais icônicos empreendedores brasileiros. Seu temperamento forte e a obsessão pelo poder eram motivos de crítica para alguns, mas acabou também se tornando fundamental para o sucesso. Sua fortuna era estimada, segundo a revista Forbes, em US$ 2,4 bilhões, e ele ocupava em agosto de 2023 a posição 1.272 no ranking de pessoas mais ricas do mundo. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading