Após mais de 12 horas de debates, ALBA aprova quatro projetos do Executivo em sessão marcada por obstrução da oposição

 Após mais de 12 horas de debates, ALBA aprova quatro projetos do Executivo em sessão marcada por obstrução da oposição

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, após uma sessão que avançou pela madrugada desta quinta-feira (11), quatro projetos de lei enviados pelo Poder Executivo. Os trabalhos, iniciados às 14h45 de quarta-feira (10), foram marcados por forte obstrução da bancada de oposição, que prolongou a votação por mais de 12 horas. Entre as matérias aprovadas está o PL nº 26.077, incluído previamente no acordo de lideranças e acolhido de forma unânime, que modifica o Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol) para modernização de equipamentos, tecnologias e capacitação das forças de segurança.

O projeto que mais gerou embates foi o PL nº 26.034, que autoriza o governo baiano a contratar empréstimo de R$ 300 milhões junto à Caixa Econômica Federal. A votação só ocorreu às 21h05, após mais de cinco horas de discussões, com críticas da oposição quanto ao suposto aumento do endividamento do Estado. Mesmo assim, o texto foi aprovado. Já o PL nº 26.051, que solicita autorização para crédito de R$ 650 milhões com o Banco do Brasil, avançou rapidamente e foi aprovado em cerca de dez minutos. A quarta matéria aprovada foi o PL nº 26.052, que autoriza a Bahia a aderir ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Com votação nominal no painel eletrônico, o projeto recebeu 32 votos favoráveis e 7 contrários.

Além das proposições do Executivo, os deputados aprovaram 19 títulos de utilidade pública e três requerimentos de urgência que aceleram a tramitação de projetos prioritários do governo. Entre eles estão o PL nº 26.061/2025, que amplia as possibilidades de negócios da Companhia de Transportes do Estado (CTB); o PL nº 26.063, que atualiza taxas do Executivo e altera a Lei de Segurança Contra Incêndio e Pânico; e o PL nº 26.047/2025, que renomeia a Praça das Artes, no Pelourinho, para Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba. A sessão, estendida até as 2h30, reforçou as tensões políticas em torno dos pedidos de crédito e das medidas fiscais do governo Jerônimo Rodrigues.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.