Após pressão de Hassan, DNIT inicia ações emergenciais nas BRs 324 e 116 para o período junino

 Após pressão de Hassan, DNIT inicia ações emergenciais nas BRs 324 e 116 para o período junino

As cobranças do deputado estadual Hassan (PP) ao Ministério dos Transportes, ANTT e DNIT por mais segurança nas rodovias federais BRs 324 e 116 durante o período junino começaram a surtir efeito. Em resposta aos ofícios enviados pelo parlamentar, o DNIT informou que já contratou empresas para serviços de manutenção emergencial nas vias e montou um Centro de Controle Operacional (CCO), com sistema de suporte e comunicação, a fim de conter o aumento de acidentes neste período de alto fluxo nas estradas.

A informação foi prestada nesta terça-feira (27) pelo engenheiro Max Gil Leite, representante do DNIT/BA, durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O encontro, proposto pelo deputado Robinson Almeida (PT), discutiu o polêmico projeto de concessão das BRs pela ANTT. Hassan, que se recupera de cirurgia, não pôde comparecer, mas solicitou à Comissão que uma nova audiência seja realizada em Jequié, reforçando a demanda já apresentada por ele em Brasília no último dia 20.

Durante a audiência, o projeto da ANTT foi alvo de duras críticas, especialmente por prever aumento do tempo de concessão de 25 para 30 anos, a elevação de 7 para 14 praças de pedágio e uma possível triplicação das tarifas. Robinson Almeida apontou falta de transparência na apresentação feita por Stéphane Louies Georges, superintendente da ANTT. “Perdoe-me a franqueza, mas faltou transparência”, afirmou, destacando que a concessionária vencedora poderá arrecadar R$ 76,8 bilhões em 30 anos, contra R$ 24 bilhões prometidos em investimentos. Questionado sobre a diferença bilionária, Stéphane foi direto: “Não tem como fazer as obras com tarifas baixas.”

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