Aprovação de Lula sobe para 46% e atinge melhor desempenho do ano, mostra pesquisa Genial/Quaest

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva registrou uma nova alta em sua aprovação nesta quarta-feira (20), conforme pesquisa Genial/Quaest realizada entre 13 e 17 de agosto. O índice de aprovação chegou a 46%, contra 43% em julho e 40% em maio, indicando uma recuperação consistente desde a baixa do primeiro semestre. A reprovação caiu de 57% em maio para 51% em agosto.
Destaques regionais e sociodemográficos
Nordeste: a aprovação cresceu de 53% para 60%, com a desaprovação caindo de 44% para 37%. Bahia e Pernambuco também registraram melhora: na Bahia, aprovação subiu de 47% para 60%, e na Pernambuco, de 49% para 62%. Baixa escolaridade e menor renda: aprovação avançou de 51% para 56%, enquanto a desaprovação caiu de 42% para 40%. Entre os que recebem até dois salários mínimos, aprovação atingiu 55%.
Motivos da recuperação
Segundo analistas, o alívio nos preços dos alimentos tem sido um fator central na recuperação da popularidade. Houve melhora significativa na percepção do poder de compra da população, que vinha em queda constante.
Além disso, a postura de Lula frente às tarifas impostas pelo governo dos EUA gerou apoio; 48% dos entrevistados acreditam que o presidente defendendo melhor os interesses do Brasil no conflito, enquanto apenas 28% concordam com essa percepção em relação ao ex-presidente Bolsonaro.