Arte, literatura e inclusão marcam FliLauro nesta sexta-feira (12)

 Arte, literatura e inclusão marcam FliLauro nesta sexta-feira (12)

A II Edição da Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas (FliLauro) segue nesta sexta-feira (12/9) com uma extensa programação distribuída em diversos espaços culturais, reunindo arte, literatura, inclusão, música, teatro, artesanato, gastronomia e atividades voltadas para todas as idades.

A Praça João Thiago dos Santos, conhecida como Praça da Matriz é palco da Tenda Yayá, onde acontece a mesa literária com a escritora Ana Cecília Ferreira e Verônica Mucúna, que vão debater o tema “A Palavra e a Arte sem Fronteiras”, destacando a força da literatura como ferramenta de inclusão e transformação social. O público ainda encontra a Biblioteca de Extensão (Bibex), uma biblioteca móvel que oferece contação de histórias, música e muita animação para a criançada. Outro destaque é o Projeto Palavras e Borboletas, que também realiza atividades lúdicas e literárias.

Josy Luz idealizadora da FliLauro falou do projeto com entusiasmo. “Esse projeto é fruto de quase um ano de construção e luta. Ele foi pensado para as escolas e para as crianças, e estamos muito felizes em ver a participação crescente dos estudantes e da comunidade”, destacou.

A professora Rita de Cássia Cruz de Souza, de 62 anos, moradora de Itinga, falou da importân-cia da atividade. “Hoje estou aqui na condição de avó, trazendo minha neta para conhecer esse universo da feira literária. É a primeira experiência dela participando, e considero de extrema importância que ela tenha esse contato”, finalizou.
Sílvia Bambirra, professora da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal de Vida Nova, falou dos trabalhos desenvolvidos com a equipe da Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). “Estamos na Feira Literária Inclusiva apresentando trabalhos produzidos ao longo de dois meses com estudantes da educação especial, como autistas, pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual. Nosso objeti-vo é estimular o desenvolvimento, a autonomia e a expressão artística dos alunos. Esse é o lega-do que deixamos”, concluiu.

Enquanto isso, no espaço Poeta Tude Celestino, a programação conta com a atividade “Entre Páginas e Realidades: Juventude, Sonhos e Desafios”, com participação do grupo jovem que promove reflexões sobre leitura e protagonismo juvenil. A feira ainda reúne espaços de gastronomia e artesanato, além da participação de instituições como o Criando Asas, que trabalha com crianças com deficiência.

Na parte da tarde, o público poderá assistir à peça teatral “Dela sobre Leão”, encenada exclusi-vamente por pessoas com deficiência. A programação segue até o final de semana, com atrações que prometem encantar e envolver o público em uma verdadeira celebração da literatura inclusiva.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.