Assembleia Legislativa leva debate sobre VLT a Simões Filho

 Assembleia Legislativa leva debate sobre VLT a Simões Filho

O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi tema de audiência pública itinerante promovida pela Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na manhã desta quarta-feira (13), com moradores de Simões Filho e do subúrbio ferroviário de Salvador. O encontro ocorreu no Centro Comunitário São João Batista, localizado no Conjunto Habitacional Ilha de São João.

Conduzida pelo deputado proponente, Robinson Almeida (PT), a audiência contou com a participação de moradores, representantes da sociedade civil, especialistas e autoridades. A mesa foi composta pelo presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Maciel, que apresentou o projeto; pelo vereador de Simões Filho, Gláuber Lima; pelo vereador de Salvador, Cláudio Tinoco; por Tiago Ferreira, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin) e ex-vereador de Salvador; e por Edicarlos Souza, representante da Comissão de Acompanhamento das Obras do VLT (CAO).

Robinson Almeida afirmou que o VLT de Salvador é a maior obra de mobilidade urbana em execução no Brasil, com potencial para integrar a região metropolitana, impulsionar o desenvolvimento da capital e de Simões Filho, e gerar mais oportunidades de emprego e renda.

“O VLT vai revolucionar Salvador e Simões Filho”, afirmou Robinson, na audiência. “Não é apenas uma obra de mobilidade, mas também de progresso. Vai possibilitar a instalação de restaurantes, bares, universidades, unidades de saúde, melhorar o comércio local e criar novas oportunidades. É um projeto de desenvolvimento econômico e de integração metropolitana. Precisamos celebrar a chegada do VLT e o avanço acelerado dessa importante obra executada pelo governo do Estado”.

Responsável pela apresentação técnica, o diretor de obras da CTB, Eracy Maciel, destacou que o VLT também representa uma ampla revitalização urbana, com obras de drenagem pluvial, duplicação de vias, intervenções urbanísticas, restauração de edificações e melhorias de infraestrutura. A entrega da primeira etapa está prevista para 2026, e a conclusão total, para 2028.

Projeto e prazos

O projeto prevê três linhas, totalizando 36,4 km de extensão e 34 paradas. A primeira linha, Lote 1, ligará a Estação Calçada à Ilha de São João, em Simões Filho, com 16,6 km. Em 13 meses de obras, já foram assentados 9 km de trilhos. A execução, que já chegou a Paripe, está 29,86% concluída e orçada em R$ 1,42 bilhão, incluindo 18 paradas, a Estação Calçada e dois pátios de manutenção. O prazo de conclusão é de 40 meses. Uma extensão do Lote 1, da Estação Calçada ao Comércio, terá 3,6 km, seis paradas e orçamento de R$ 113 milhões.

A segunda linha seguirá pela Estrada do Derba, que está sendo duplicada, com duas faixas por sentido e um corredor central para o VLT. Terá 9,2 km de extensão, da estação final da linha 1 até a Estação Rodoviária de Águas Claras, onde se integrará ao metrô. Serão oito paradas, com orçamento de R$ 1,08 bilhão, e 16,92% da obra já executada. O prazo é de 50 meses.

Por fim, a terceira linha ligará Águas Claras a Piatã, passando pelas avenidas 29 de Março e Orlando Gomes e integrando-se à estação de metrô do Bairro da Paz. Orçada em R$ 791 milhões, terá prazo de 50 meses para conclusão. A ordem de serviço está prevista para o início de 2026.

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