Associação Brasileira dos Municípios reconhece as boas práticas desenvolvidas pela Saúde de Lauro de Freitas no enfrentamento a Covid-19

 Associação Brasileira dos Municípios reconhece as boas práticas desenvolvidas pela Saúde de Lauro de Freitas no enfrentamento a Covid-19

As estratégicas da Secretária Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) para mitigar os impactos do coronavírus no sistema de saúde foram reconhecidas pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM) e servirão de referência para pesquisas relacionadas às boas práticas para o enfrentamento da Covid-19.  Nesses dois meses de pandemia, a Sesa implantou a Comissão de Combate ao Coronavírus (CCC), integrando Atenção Básica, Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, que recebeu destaque pelo desempenho positivo.

De acordo com o membro da ABM, Ronério Ribeiro, o município apresentou em tempo hábil, ações para gerenciar a crise do coronavírus. “A união das estruturas da Saúde para criar um único setor cuidando dos assuntos relacionados à Covid-19 como CCC, que é um projeto inovador, será publicado em uma revista digital que servirá de respaldo para outras gestões que buscam direcionamento para enfrentar a doença em seus municípios”, disse.

O CCC funciona todos os dias da semana na sede da Sesa. O órgão conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, odontólogos e técnicos que realizam a monitoração dos pacientes em tempo real, com uso de ferramentas e sistemas específicos.

Monitoramento

“A equipe monitora e acompanha todos os pacientes notificados pela Vigilância Epidemiológica da Sesa. Nós utilizamos uma plataforma virtual onde os notificados são lançados gerando relatórios epidemiológicos em tempo real. Através desse sistema é calculado porcentagem, coeficiente de incidência além dos números absolutos dos casos de COVID19 no município. Para nós é muito importante o reconhecimento do nosso empenho”, explica e comemora o coordenador do CCC, Vidigal Cafezeiro.

 A equipe técnica realiza coleta de material para exames e encaminha para o LACEN – Ba (laboratório habilitado para diagnostico do covid-19 na Bahia). Diariamente informes gráficos são preparados com estatísticas. O CCC também emite parecer técnico e notas técnicas municipais além de monitoramento dos casos suspeitos e confirmados do COVID 19. “Nós capacitamos enfermeiros, odontólogos para realizarem a coleta nos Pronto Atendimento do município e orientamos outros profissionais como motoristas, recepcionistas, maqueiros e radiologistas para o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual e manejo dos pacientes”, conta Vidigal.

Boletim Epidemiológico

Atualmente o município tem 45 casos confirmados com 20 pacientes curados. Lauro de Freitas registra 473 casos notificados como suspeitos, 192 moradores de outros municípios atendidos em Lauro, e quatro óbitos. Os bairros com maior incidência são Itinga com sete confirmados, seguido de Caji com seis e Vilas do Atlântico com cinco.   “Para atender a pacientes com suspeita de síndromes gripais, recentemente inauguramos o PA Santo Amaro de Ipitanga no Centro com sete leitos de observação, três leitos para pacientes com quadros agravados e sala de isolamento”, informou Vidigal.

Lauro de Freitas é o único município da Bahia a oferecer esse tipo de triagem no enfrentamento à pandemia do coronavírus. A unidade oferece suporte, com teste, análise e possivelmente diagnóstico. Na sala vermelha, há três leitos com ventilação mecânica e monitor multimétrico onde são aferidos pressão, batimentos cardíacos e saturação de oxigênio.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading