Ataque terrorista é simulado no metrô de Salvador
As Forças de Segurança e a Defesa Civil de Salvador simularam, na manhã deste sábado (16), um ataque terrorista na estação do metrô em Pirajá. O teste faz parte do treinamento das equipes de segurança da capital baiana para a Olimpíada. A cidade vai receber partidas de futebol.
No local onde foi feito o simulado passam cerca de 10 mil pessoas por dia. Participaram da ação, Polícias Militar, Civil e Técnica, Corpo de Bombeiros, das Forças Armadas, Transalvador, Guarda Municipal e Samu.
Durante o treinamento, uma bomba foi detonada dentro de um dos vagões do metrô. Funcionários do serviço se passaram por passageiros. Com maquiagem, até ferimentos graves foram simulados nas vítimas.
Conforme o coordenador das Ações de Segurança dos Jogos Olímpicos em Salvador, tenente-coronel PM Marcos Oliveira, a prioridade da SSP é inibir qualquer ação que coloque em risco baianos e turistas.
“Embora nós não tenhámos nenhuma sinalização, por parte das nossas inteligências, da ameça terrorista, nunca é demais para intervir em ações dessa natureza”, disse o Oliveira.
Após a detonação da bomba, os primieros socorros foram feitos por seguranças que trabalham na estação do metrô. Vinte e um minutos depois da explosão, chegaram os primeiros homens do Corpo de Bombeiros. Eles simularam o resgate das vítimas que foram socorridas para um hospital da cidade em um helicóptero.
Quarenta minutos após o atentado, homens da Marinha, com traje especial e com máscaras, chegaram à estação. Eles simularem a análise do local para determinar se há risco de conta,inação química ou radiativa. Com informações G1.