Atendendo 61 instituições, Banco de Alimentos de Camaçari visa reduzir desperdício e insegurança alimentar

 Atendendo 61 instituições, Banco de Alimentos de Camaçari visa reduzir desperdício e insegurança alimentar

Arrecadar insumos dos mais variados tipos, provenientes de doações, com o intuito de contribuir com a redução da insegurança alimentar e o desperdício de alimentos. É dessa maneira que atua o Banco de Alimentos de Camaçari, localizado na Avenida Jorge Amado, antiga Radial C, Centro. O espaço, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), recebe os donativos para serem repassados às entidades assistenciais previamente cadastradas no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea).

Atualmente, 61 instituições fazem parte dessa lista, entre abrigos, creches e outras organizações, a exemplo da Associação e Creche Comunitária Desenvolvimento Parafuso, no distrito de Parafuso, e da Associação Beneficente São Thomaz de Cantuária (ABSTC), localizada no bairro do Natal. As duas instituições receberam, nesta quarta-feira (13), alimentos arrecadados durante a Corrida 2 de Julho.

“As doações que recebemos são sempre muito bem-vindas e necessárias, de modo particular, porque também temos um projeto paralelo às quartas-feiras, com pessoas da terceira idade. Esses alimentos utilizamos para o lanche deles e, conforme a quantidade, para distribuição às famílias em vulnerabilidade social que fazemos visitas frequentemente”, pontuou a freira Sineide Oliveira, vice-presidente da ABSTC.

Maria José, responsável pela Associação e Creche Comunitária Desenvolvimento Parafuso, reforçou a importância das entregas. “A nossa instituição existe desde 2001 e acolhemos crianças de 1 ano e seis meses até 5 anos e 11 meses. Esses alimentos não só para nós, mas para todas as associações credenciadas, é fundamental. Que esse projeto possa ser fortalecido a cada dia”, enfatizou Maria.

Ao chegarem ao Banco de Alimentos, os produtos passam por um processo de triagem, que envolve a seleção, separação e higienização, visando verificar se estão aptos para o consumo, seguindo padrões de segurança alimentar.

“A gente não tem recursos próprios para comprar esses alimentos, por isso estamos sempre buscando parcerias com a rede privada, principalmente os supermercados. Os alimentos podem ser fora dos padrões de comercialização, mas seguros, sem restrição de caráter sanitário e com suas propriedades nutricionais preservadas, quanto alimentos que atendem aos padrões comerciais, doados por programas, campanhas, eventos e outros”, explicou a nutricionista Cleida Melo Prates, que atua como coordenadora de segurança alimentar do Banco de Alimentos de Camaçari.

O equipamento recebe produtos não perecíveis como arroz, leite em pó, flocão para cuscuz, feijão, macarrão, café, açúcar e enlatados, como também frutas e legumes, sendo que nesse caso, quando esses insumos não estão mais frescos para consumo in natura se tornam doces e molhos. Essa abordagem não reduz apenas o desperdício, mas também agrega valor nutricional e sabor aos alimentos.

Empresas privadas, coordenadores de eventos e pessoas físicas que desejam realizar doações para o Banco de Alimentos da cidade, podem entrar em contato por meio do e-mail da Segurança Alimentar: [email protected], ou pelo número (71) 3621-8483 (apenas ligação). O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Foto: Juliano Sarraf

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.