Atendimentos do Saúde Sem Fronteiras são levados para interior durante Outubro Rosa

 Atendimentos do Saúde Sem Fronteiras são levados para interior durante Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa foi aberta no interior do estado neste sábado (8), em Vitória da Conquista. Durante o mês, dedicado ao alerta para mulheres quanto ao câncer de mama, a Secretaria da Saúde do Estado vai oferecer os serviços do programa itinerante Saúde sem Fronteiras. Até o dia 28 serão oferecidos serviços de Rastreamento do Câncer de Mama, Odontomóvel e Hemóvel (doação de sangue).

O Rastreamento do Câncer de Mama atenderá mulheres de 50 a 69 anos em uma unidade móvel, que está estacionada na Espaço Glauber Rocha, com a capacidade de realizar até 210 mamografias por dia. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência. O atendimento no Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Atendimentos do Saúde Sem Fronteiras são levados para Vitória da Conquista durante Outubro Rosa O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressaltou a importância de se fazer mamografia periodicamente. “Quando o câncer de mama é detectado precocemente, as chances de cura chegam a 95%. Temos o objetivo de alcançar 20 mil mamografias somente no mês de outubro aqui na Bahia”, afirmou o Secretário na abertura do evento.

Uma das mulheres que fizeram o exame neste primeiro dia de atendimento foi a dona de casa Idalina Gonçalves, de 59 anos. Ela conta que já enfrentou um câncer e ficou curada após o tratamento. “Essa unidade chegou no momento certo. Já estava na hora de fazer a mamografia. Como já tive este problema, me preocupo em resolver logo caso tenha alguma coisa anormal”, disse Idalina Gonçalves.

Tratamento odontológico

As ações do Odontomóvel vão permitir que a população tenha acesso aos serviços de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, colocação de coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros. Duas unidades móveis estarão disponíveis para o atendimento à população em geral. A primeira, que ficará na Base Comunitária de Segurança, no bairro Nova Cidade, tem dez consultórios e capacidade de realizar 150 atendimentos por dia. A segunda, que estará visitando alguns distritos do município de Vitória da Conquista, conta com sete consultórios e poderá atender até 110 pacientes por dia.

Doação de sangue

Já o Hemóvel, unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, possibilita coletar até 120 bolsas de sangue por dia e ficará estacionado na UPA 24h a partir do dia 10. Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos leves e sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading