Atentado terrorista matam 9 pessoas na Alemanha
Um caminhão invadiu um mercado de rua na noite desta segunda-feira na capital alemã, Berlim. A polícia confirma ao menos 9 mortos e mais de 50 feridos. O local estava lotado por causa da proximidade com o Natal. O caso está sendo tratado como um “incidente severo”, mas ainda não existem informações de se tratar de um acidente ou um atentado terrorista.
Os jornais “Berliner Zeitung” e “Berliner Morgenpost” reportam que o caminhão invadiu a feira em frente à igreja luterana Gedächtniskirche, um memorial mantido da Segunda Guerra Mundial. Uma foto publicada pelo “Morgenpost” mostra mesas e cadeiras danificadas. Citando policiais no local do incidente, os diários afirmam que os primeiros indícios apontam para um ataque contra o mercado.
De acordo com a agência de notícias “Reuters”, a polícia alemã prendeu um suspeito de ser o motorista do caminhão. Outra pessoa suspeita de também ocupar o veículo morreu devido à batida, segundo informações da polícia.
Pelas redes sociais, algumas testemunhas relataram o incidente. No Twitter, a turista Emma Rushton afirmou que “pessoas foram atingidas” e que não existiam ruas próximas que justificassem a passagem do caminhão. Em entrevista à CNN, Emma afirmou que o caminhão não reduziu a velocidade.
— Nós vimos ao menos 10 pessoas feridas no chão — disse.
Julian Reichelt, editor do jornal “Bild”, contou que o mercado estava lotado todas as noites por causa da proximidade com o Natal.
— Parece que foi algo adaptado de Nice — disse Reichelt, em referência ao ataque de julho em Nice, na França, quando um tunisiano usou um caminhão de 19 toneladas para atropelar uma multidão que celebrava o Dia da Bastilha numa praia, provocando a morte de 86 pessoas. Na ocasião, o motorista foi morto e o ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.