Atividades recreativas atraem estudantes às escolas municipais de Lauro de Freitas
Atividades culturais, esportivas e lúdicas potencializaram nas escolas municipais de Lauro de Freitas, nesta terça-feira (19), segundo dia de ações do Projeto Cidade Brincante, o engajamento do processo de ensino-aprendizagem. Com atividades até o dia 28 em 19 unidades escolares dos polos de Areia Branca, Centro, Itinga, Parque São Paulo, Portão e Vida Nova, o projeto, uma iniciativa da Coordenação de Ações da Cidade Educadora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), oportuniza alternativas de aprender brincando.
Quem compareceu a Escola José dos Santos Paranhos, no Centro, aproveitou uma manhã com muita expressão corporal, exercício de flexibilidade e coordenação motora, na oficina de dança e dinâmica rítmica, aplicados a passos de jazz para iniciantes. Na Escola Catarina de Sena, polo Vida Nova, estudantes praticaram na oficina de teatro técnicas de improviso, jogos de teatro do oprimido, além de expressarem a cultura popular brasileira na oficina de capoeira.
Após passar por orientações de higiene bucal na Escola CAIC, em Itinga, Reinam Santos, 13, jogou bola e ainda reservou um tempo para outras recreações. “O que eu mais gostei foi das pernas de pau”, disse o garoto sobre a oficina de arte circense. Entre técnicas de enquadramento, direção, fotografia, captação de áudio e edição, Cassiane Santos, 9, descobriu o universo do cinema e audiovisual. “Começamos a filmar depois que um colega deu a ideia do filme. Eu fiz a gravação”, contou Cassiane em relação ao curta de três minutos que abordou histórias do cotidiano escolar.
As atividades do Projeto Cidade Brincante são oferecidas e conduzidas de maneira interativa, dando ênfase às vivências do território educativo e aos interesses dos próprios estudantes, como afirma Silva Sacramento, coordenadora do projeto no polo de Itinga. “As recreações oportunizam também o desenvolvimento do potencial criativo. Percebemos que as crianças abraçaram o projeto como um todo. Os pais e responsáveis estão levando e buscando seus filhos na escola, pois identificam o projeto como um espaço educativo de segurança”, ressaltou.
Programação de Atividades nas Escolas Municipais
Polo Areia Branca:
20 e 21 – Escola Capiarara
22 e 25 – Escola Edvaldo Boaventura
26 e 27 – Escola Tenente Gustavo
Polo Centro
20 e 21 – Escola Vila Praiana
22 – Escola Gregório Pinto De Almeida
25 e 26 – Escola Fenix
Polo Itinga
20 – Caic
21 e 22 – Escola Solange Coelho
25 – Escola Paulo Freire
26 e 27 – Escola Santa Rita
Polo Portão
20 e 21 – Escola Pedro Paranhos
25, 26 e 27 – Escola Paulo Malaquias
Polo Parque São Paulo
20, 21 – Escola Jacira Mendes
25 e 26 – Escola Mário Covas
Polo Vida Nova
20 – Escola Catarina de Sena
21 e 22 – Escola Quingoma
25, 26 e 27 – Escola Vida Nova
* Bailinho Estudantil *
23 – Escola Fênix
28 – Escola Dois de Julho
Jornalista Laerte Santana
Foto Danilo Magalhães
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
19/02/2019