Atuação da prefeita de Jaguaquara inspira participação feminina na política, diz deputado Hassan ao outorgar a Comenda 2 de Julho

 Atuação da prefeita de Jaguaquara inspira participação feminina na política, diz deputado Hassan ao outorgar a Comenda 2 de Julho

Em concorrida e emocionante sessão especial realizada na tarde desta quinta-feira (6) no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a prefeita de Jaguaquara, Edione Oliveira, tornou-se a mais nova comendadora baiana. O título foi concedido por iniciativa do deputado municipalista Hassan (PP), através do Projeto de Resolução nº 3236/2025, aprovado por unanimidade pelo plenário da Alba, outorgando-lhe a Comenda 2 de julho, maior honraria do legislativo estadual. “Edione deixa um legado que ultrapassa o tempo e os mandatos”, disse o parlamentar ao justificar sua proposição, e ressaltou que cada ação da gestora mostra a força de quem nunca desistiu de lutar e fazer a diferença na vida das pessoas.

O deputado frisou que “Edione, primeira mulher eleita e reeleita prefeita de Jaguaquara, é uma gestora que se destaca como exemplo da força e representatividade da mulher na política baiana, sendo referência para outras gestoras por sua administração”. Ele destacou “que a marca da sua gestão é o olhar humano, o cuidado com cada pessoa, a presença constante, o gesto acolhedor, traços que só quem governa com o coração é capaz de ter”.

Dirigindo-se a Edione, Hassan declarou que “você é um exemplo para a Bahia, um orgulho para Jaguaquara e inspiração para todos nós”. E acrescentou que “além de suas realizações concretas, sua trajetória mostra que a liderança feminina pode inspirar outras mulheres a se envolver na política e em posições de liderança, contribuindo para a quebra de barreiras históricas e culturais que limitam a participação feminina. Abre portas e inspira uma nova geração de mulheres a acreditar que a política também é lugar de mulher, que é possível fazer diferente, e fazer o bem com muito amor”.

O parlamentar também estendeu as homenagens à família da prefeita, e afirmou que “muitas vezes, sua família teve que enfrentar as ausências em momentos especiais em prol de um bem comum. Eles sempre foram o suporte para você continuar cumprindo sua missão de cuidar das pessoas”. Participaram da solenidade a mãe da homenageada, Izabel Araújo Oliveira, seus filhos, Marta Grasiele Di Domizio Martinelli e Murilo Antônio Oliveira Agostinone, seu genro Giuzeppe Martinelli, sua nora Danielle Batista Agostinone, e suas netas Valentina, Giovanna e Malú.

Também estiveram presentes o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, representando o governador Jerônimo Rodrigues, o coordenador de assuntos federativos da Serin, André Sampaio, o deputado federal Jorge Solla, o prefeito de Jequié, Zé Cocá, diretor parlamentar da União dos Municípios da Bahia, representando a entidade, a Juíza de Direito da Vara de Jurisdição Plena Comarca de Jaguaquara, Andréa Padilha Sodré Leal Palmarella, o vice-prefeito de Jaguaquara, Francisnei Santos Souza, o presidente da Câmara de Vereadores de Jaguaquara, Rosenildo Santos Piropô, o pároco da Paróquia Maria Auxiliadora de Jaguaquara, Frei Giovanni Messias, o procurador adjunto de Jaguaquara, Renato Aragão, o tenente coronel PM Fábio Rodrigo de Melo Oliveira, e o diretor do Colégio Taylor Egídio, Ueligton Souza.

Emocionada e feliz com a homenagem, Edione agradeceu ao deputado Hassan e afirmou que “esse título simboliza o reconhecimento não apenas de nossa trajetória política, mas também da força e da história do município que governo”. E acrescentou que “receber esta homenagem é, para mim, muito mais do que uma honra pessoal. É o reconhecimento da força, da história e da luta de Jaguaquara e do nosso povo”. Ao discursar, ela afirmou que “o que me move é a minha paixão por Jaguaquara. É com essa paixão que sigo firme, de mãos dadas com meu povo, transformando desafios em conquistas e escrevendo juntos a história de uma cidade cada vez mais forte e justa”.

O parlamentar pontuou que Edione tem implementado políticas públicas eficazes, priorizando áreas como educação, saúde, social, infraestrutura e cultura, sempre buscando ouvir e atender às necessidades reais da comunidade. “Sua liderança é caracterizada por uma abordagem inclusiva e participativa, que valoriza a opinião dos cidadãos e promove a participação ativa da comunidade nas decisões governamentais. É uma gestão que é referência para o território de identidade do Vale do Jiquiriça”, testemunha o deputado.

6 de novembro de 2025

Josalto Alves DRT-BA 931

71.987997484

Foto – Euro Amâncio

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.