Aulão Show para o ENEM transforma Cineteatro em palco de conhecimento

O Cineteatro de Lauro de Freitas ficou pequeno para caber a energia e a sede de aprendizado de jovens de Lauro de Freitas, nesta sexta-feira (31/10). O palco, que normalmente recebe espetáculos artísticos, foi ocupado por professores animados e, na plateia, alunos focados em um único objetivo: arrasar no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O “Aulão Show”, uma iniciativa gratuita da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), em parceria com o curso Os Aprovados, lotou a casa para escrever uma página sobre a educação do município.
Presente no evento, a prefeita Débora Regis parabenizou a ação, e incentivou os estudantes. “Eu quero dizer que o município sempre será um apoio forte para os nossos jovens, uma rede de apoio, sabendo a importância desses momentos e ampliando as ações não somente nas vésperas do Enem, mas durante o ano todo para que os alunos possam cada vez mais estar aptos e com condição de estarem preparados”, sinalizou a gestora.
A ação, que contou ainda com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Empresarial de Lauro de Freitas (ACELF), levou conhecimento de forma gratuita e acessível, focando em disciplinas-chave como Matemática, Redação, Ciências da Natureza e Linguagens. Para a diretora-geral do curso Os Aprovados, Rhaliany Pinheiro, este momento é uma vitória para os estudantes. “Tradicionalmente, Lauro de Freitas não teve, nas últimas décadas, nenhum projeto voltado para a preparação para o ENEM. Hoje, com parceria da prefeitura e outros órgãos, estamos reescrevendo essa história e dando acesso especialmente aos alunos da rede pública”, afirmou com entusiasmo.
Para muitos participantes, a iniciativa é um divisor de águas. Vinícius Andrade, de 19 anos, que ainda explora opções de carreira, viu no aulão mais do que uma simples revisão. “Não é algo comum aqui no município ter essa preparação prévia. Isso é muito importante, pois nos ajuda a ganhar confiança para a prova”, compartilhou o estudante do Colégio Estadual Américo Simas. Já a “treineira” Emily Luísa Oliveira, de 17 anos, que fará a prova pela primeira vez, não escondeu a ansiedade, mas também a esperança. “Essa revisão com certeza vai ajudar no resultado final. Por isso, fiz questão de vir hoje”, frisou.
O diretor da Juventude da SECULJE, Kevin Chaves, energizou a plateia com um discurso motivacional. “É importante que vocês continuem acreditando na educação. Vocês podem ir longe”, incentivou. “Quero todo mundo aqui assustando a prova e não a prova assustando vocês, certo?”, frisou.
Além das aulas com uma metodologia estratégica, que relembra os temas mais cobrados no ENEM de forma dinâmica, os estudantes ainda concorreram a brindes. A ação reforça o compromisso da gestão municipal com o futuro da juventude, oferecendo ferramentas que fortalecem o conhecimento e a autoconfiança neste momento decisivo para tantos jovens.
