Avanços na mobilidade urbana são destaque com cursos, ações de fiscalização e Política de Mobilidade Urbana aprovada em 2025

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), registrou avanços significativos em seu primeiro ano de gestão, resultado de um trabalho contínuo voltado à reorganização dos serviços direcionados ao trânsito e transporte, além do atendimento ao público, bem como o diálogo com os munícipes para tratar de soluções de mobilidade urbana. Apesar dos desafios estruturais herdados, foi possível implementar mudanças significativas que impactaram diretamente o cotidiano dos moradores e profissionais da secretaria.
Uma mudança relevante foi a criação dos atendimentos relacionados a protocolos de multas, passe livre e emissão de credenciais para o SAC Municipal e ativação de atendimento dos serviços em bairros mais distantes do centro como Areia Branca e Itinga. Essa mudança gerou maior conforto e celeridade no atendimento, uma vez que, esses atendimentos eram realizados na sede da SEMOB, onde possuía menor estrutura.
Neste período, foi realizada a otimização dos processos da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), reorganizando documentos físicos permitindo maior celeridade nos julgamentos de defesa prévia e recurso de multas. Foram realizados também, treinamentos e capacitações dos profissionais atuantes na JARI e na Defesa Prévia, e também dos Agentes de Trânsito, com o objetivo da atualização dos profissionais sobre as exigências e diretrizes estabelecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).
As ações de conscientização também ganharam destaque, como a parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), que promoveu incentivo à doação de sangue, reforçando a relação entre mobilidade e responsabilidade social. A iniciativa integrou a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25/9) e buscou ampliar a prevenção de incidentes viários, considerando que, quando eles ocorrem, as reservas de sangue são direcionadas às vítimas, reduzindo a disponibilidade para outros pacientes hospitalizados.
Ao longo do ano, foram promovidas palestras educativas em escolas dos níveis fundamental, médio e superior, abordando temas como respeito às normas de trânsito, comportamento seguro de pedestres e condutores. Na área de circulação de Lauro de Freitas, foi implementada a Operação “Trânsito Livre Seguro”, voltada à remoção de veículos abandonados ou estacionados em locais irregulares.
Uma inovação foi a criação de operações de combate à poluição sonora, oriundas de som automotivo. As ações foram executadas em conjunto com outras pastas municipais, motivada pelo aumento de denúncias e pela necessidade de atuação integrada entre os órgãos públicos.
A pasta deu início às ações de renovação da sinalização viária, contribuindo para melhorar a fluidez do tráfego, orientar os condutores e reforçar a segurança de pedestres e motoristas. Intensificou a segurança dos serviços de transporte escolar com a realização da vistoria anual dos veículos.
Além disso, através da Portaria SEMOB nº 10/2025 foi realizado o treinamento de Orientadores de Trânsito, habilitando-os para atuarem no município, ajudando no controle e segurança do tráfego de veículos e de pessoas, em detrimento de situações de obras, eventos e demais Polos Geradores de Viagem (PGVs), garantindo maior fluidez, segurança e organização durante intervenções viárias,
Um marco singular e extremamente positivo foi a aprovação da Política de Mobilidade Urbana no Município, uma vez que, desde o ano de 2017 o município vivia um grande impasse. O Plano de Mobilidade Urbana é um instrumento fundamental para a efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, onde direciona ações, projeta intervenções e estabelece parâmetros para um desenvolvimento urbano mais organizado. Para sua aprovação, além de Consulta Pública, foram realizadas três Audiências Públicas com resultados satisfatórios, com a participação popular intensa de diferentes regiões.
A aprovação no Projeto de Lei reforçou o compromisso coletivo na construção de soluções para a mobilidade urbana no município. Na Parte de Engenharia de Trânsito, a SEMOB adotou um sistema de georeferenciamento, com bases atualizadas, permitindo análise de polos geradores de viagens de forma mais célere.
