Bahia amplia modernização da segurança pública com adesão a programas nacionais e entrega de novos equipamentos

O Governo da Bahia deu mais um passo importante na modernização da segurança pública ao oficializar, nesta quarta-feira (15), a adesão a dois programas nacionais coordenados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP): o Projeto Nacional de Câmeras Corporais e o Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força. Durante a cerimônia, realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), também foram entregues novos equipamentos às forças policiais do estado.
O evento foi conduzido pelo vice-governador Geraldo Júnior, que representou o governador Jerônimo Rodrigues, com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, e do secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner.
De acordo com Geraldo Júnior, a Bahia reafirma seu compromisso com uma política de segurança pública baseada em cidadania, transparência e valorização da vida.
“Este é um exemplo de que fazemos segurança pública com investimento, integração das forças e respeito aos direitos humanos. Ao aderir aos programas nacionais, estamos reafirmando o compromisso com uma política baseada na cidadania e na valorização da vida”, destacou o vice-governador.
Os programas federais têm como objetivo padronizar e qualificar as práticas policiais em todo o país. O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, destacou o protagonismo da Bahia nesse processo.
“O projeto das câmeras corporais é, acima de tudo, uma política de paz. Ele protege o bom policial e o cidadão, reduz a letalidade e fortalece a confiança da sociedade nas instituições. A Bahia demonstra que é possível combater o crime com eficiência e, ao mesmo tempo, afirmar a cultura da vida e o respeito aos direitos humanos”, afirmou Sarrubbo.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia já vinha implantando o uso das câmeras corporais em 23 unidades operativas. Com a adesão ao programa nacional, o estado passa a contar com maior suporte técnico e recursos para expandir a iniciativa. “As câmeras corporais são um instrumento de proteção, transparência e qualificação da atividade policial, e o alinhamento com o Governo Federal nos permite avançar com segurança e estrutura em todas as forças da Bahia”, ressaltou o secretário Marcelo Werner.
Além da adesão aos programas, o ato marcou a entrega de 1.073 kits de armas de incapacitação neuromuscular (tasers), 23.629 espargidores de agente pimenta e 24 veículos para a Polícia Civil da Bahia (PCBA), representando um investimento de R$ 6,8 milhões.
Segundo Werner, essas ações fazem parte do maior plano de reestruturação da segurança pública já realizado no estado. “Somente este ano já foram mais de mil novas viaturas distribuídas entre as quatro forças e 217 novas unidades entregues em todo o estado. Seguimos fortalecendo nossa estrutura, com investimentos que dão mais segurança ao policial e à população”, completou.