Bahia conclui envio de trens do VLT e avança em projeto que promete transformar mobilidade de Salvador

A última remessa de trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana foi enviada, nesta sexta-feira (4), para adequações técnicas na fábrica da CAF, em Hortolândia (SP). A expedição da 40ª composição marca o fim de uma etapa estratégica do projeto, que visa modernizar a mobilidade urbana da capital baiana e áreas vizinhas. O governador Jerônimo Rodrigues comemorou o avanço: “Esse é um projeto que vai mudar o dia a dia de quem mais precisa do transporte público”, afirmou em suas redes sociais.
Antes de serem integrados ao sistema baiano, os trens passam por intervenções técnicas na unidade da CAF, como restabelecimento operacional, modernização de componentes e testes de performance. Todo o transporte foi realizado por via terrestre, com acompanhamento técnico especializado, garantindo a integridade dos equipamentos. O diretor de obras da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, supervisionou diretamente essa etapa.
A previsão é que os trens comecem a retornar para Salvador em dezembro de 2025. Com investimento de R$ 820 milhões, o VLT terá 36,4 km de extensão divididos em três trechos e 34 paradas. A aquisição das composições foi feita por meio de um acordo entre os governos da Bahia e do Mato Grosso, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande e a CAF Brasil. O envio dos trens teve início em outubro de 2024 e agora entra em sua fase final de adequação para operação.