Bahia cria sala de situação para enfrentar risco de intoxicação por bebidas adulteradas

Diante do cenário de alerta nacional para o consumo de bebidas adulteradas com metanol, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realizará, neste domingo (5), às 9h30, uma reunião emergencial na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O encontro ocorrerá em formato híbrido e tem como objetivo articular ações conjuntas de vigilância, fiscalização e resposta rápida aos casos suspeitos de intoxicação.
A criação da sala de situação foi determinada pela secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, como medida preventiva diante do aumento de notificações em todo o país. “É fundamental que todos os órgãos atuem de forma coordenada para proteger a população e prevenir novos casos. A rapidez na troca de informações pode salvar vidas”, destacou a gestora.
Participam da reunião representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Polícia Civil, Procon-BA, Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon-BA), Secretaria de Comunicação (Secom), Conselho Estadual de Saúde, além das secretarias municipais de Saúde e diretorias de vigilância de Salvador e Feira de Santana.
Também integram o grupo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Estadual), o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-BA), a Coordenação de Tecnologia da Informação da Sesab (CGTICS) e os coordenadores dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS).
Com a mobilização, a Sesab busca garantir respostas rápidas e articuladas entre os diferentes níveis de governo e órgãos de controle, fortalecendo a prevenção e o atendimento a possíveis vítimas de intoxicação por metanol no estado.
