Bahia cria sala de situação para enfrentar risco de intoxicação por bebidas adulteradas

 Bahia cria sala de situação para enfrentar risco de intoxicação por bebidas adulteradas

Diante do cenário de alerta nacional para o consumo de bebidas adulteradas com metanol, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realizará, neste domingo (5), às 9h30, uma reunião emergencial na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O encontro ocorrerá em formato híbrido e tem como objetivo articular ações conjuntas de vigilância, fiscalização e resposta rápida aos casos suspeitos de intoxicação.

A criação da sala de situação foi determinada pela secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, como medida preventiva diante do aumento de notificações em todo o país. “É fundamental que todos os órgãos atuem de forma coordenada para proteger a população e prevenir novos casos. A rapidez na troca de informações pode salvar vidas”, destacou a gestora.

Participam da reunião representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Polícia Civil, Procon-BA, Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon-BA), Secretaria de Comunicação (Secom), Conselho Estadual de Saúde, além das secretarias municipais de Saúde e diretorias de vigilância de Salvador e Feira de Santana.

Também integram o grupo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Estadual), o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-BA), a Coordenação de Tecnologia da Informação da Sesab (CGTICS) e os coordenadores dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS).

Com a mobilização, a Sesab busca garantir respostas rápidas e articuladas entre os diferentes níveis de governo e órgãos de controle, fortalecendo a prevenção e o atendimento a possíveis vítimas de intoxicação por metanol no estado.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.