Bahia enfrenta o Athletico-PR na Fonte Nova e tenta encerrar jejum de seis jogos na Série A
Em crise na Série A, o Bahia terá mais uma chance para espantar a má fase. Neste domingo (24), o Esquadrão recebe o Athletico-PR, às 16h, na Fonte Nova, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O time chega ao duelo muito pressionado. São seis jogos sem vencer, com quatro derrotas seguidas, três delas em casa. É o pior momento sob o comando de Rogério Ceni, que assumiu a equipe no ano passado.
O desempenho ruim tem causado atrito entre elenco e torcida. Contra o Palmeiras, os jogadores deixaram o campo sob vaias depois de levarem uma virada por 2×1. Além disso, o Bahia tenta não se complicar na luta por um lugar na Copa Libertadores da América. Com a abertura de novas vagas, o tricolor ronda a zona de classificação, mas vê os concorrentes se aproximarem.
Restando apenas mais quatro jogos para o fim do Brasileirão, o zagueiro Kanu ainda confia em uma retomada e diz que os atletas não podem jogar fora a boa campanha que o clube conseguiu durante o primeiro turno.
“A pressão é natural, a gente precisa encarar isso muito bem, no futebol todo mundo já passou por isso. A gente entende o torcedor que está chateado, mas o que a gente tem que fazer nesse momento é falar pouco e mostrar na prática. Tivemos dois treinos após o jogo contra o Palmeiras e a nossa conversa é de que precisamos melhorar”, afirmou o defensor.
Com três dias de preparação desde o último compromisso, Rogério Ceni não confirmou a escalação titular, mas vai fazer pelo menos uma mudança. O próprio Kanu está de volta após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Ele formará dupla de zaga com Gabriel Xavier.
Já no gol, Ceni deixou a dúvida no ar. Em má fase, Marcos Felipe foi barrado na última rodada e Adriel ficou com a vaga de titular contra o Palmeiras. O treinador disse que iria avaliar o retorno de Marcos durante a semana.
Ainda na defesa, Gilberto pode seguir na equipe mesmo com a liberação do colombiano Santiago Arias. O Bahia entrou com recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva e conseguiu efeito suspensivo para a punição de quatro jogos que o lateral recebeu.
Buscando algo para se apegar, o time baiano tem a seu favor o bom retrospecto contra o Athletico-PR. Esse ano, o clube venceu o rubro-negro no primeiro turno do Brasileirão por 3×1, na Ligga Arena. O Furacão vive uma recuperação na Série A, mas ainda briga contra o rebaixamento. Apesar do cenário, Kanu entende que vai ser um jogo complicado e pede atenção.
“De maneira nenhuma [a luta do Athletico-PR contra o rebaixamento torna o jogo mais fácil]. Vamos com a mente aberta e focados para vencer. Como eu disse, precisamos continuar como foi contra o Palmeiras, ligados e minimizando os erros. Fizemos um bom primeiro turno, esse time que está aqui fez um grande campeonato e não podemos jogar tudo por água abaixo agora. Temos um objetivo, há 35 anos o clube não vai para a Libertadores e precisamos viver isso na próxima temporada. Domingo queremos ver a nossa casa cheia, queremos trazer esse triunfo para o nosso torcedor e voltar ao nosso caminho que é de êxito”, completou o zagueiro.
ATHLETICO-PR
Enquanto o Bahia tenta reencontrar o caminho das vitórias, o Athletico busca a vitória para ficar mais longe do risco de rebaixamento. O técnico Lucho será forçado a mudar a equipe, já que o zagueiro Thiago Heleno está suspenso. Gamarra deve ficar com a vaga.
Por outro lado, o atacante Pablo, que cumpriu suspensão contra o Atlético-GO, está de volta ao time. Ele entrará no lugar do argentino Di Yorio.