Bahia recebe 197 profissionais cubanos para o programa Mais Médicos

Nesta semana, mais 197 profissionais cubanos do Programa Mais Médicos chegam à Bahia para atuar no interior do estado. Nesta quinta-feira (15), em dois horários (8h45 e 10h), 112 médicos desembarcam na Base Aérea de Salvador, e, no sábado (17), às 12h, mais 85. Segundo a Secretaria estadual de Saúde (Sesab), todos ficarão hospedados na sede dos Fuzileiros Navais, no bairro do Comércio, de onde seguem, na sexta (16) e segunda (19), respectivamente, para os municípios onde irão trabalhar.

Lançado pelo governo federal em julho de 2013, o Mais Médicos conta com o apoio da Sesab e contribui para a cobertura da Atenção Básica na Bahia. Na época, antes da chegada do programa, o índice desta cobertura era de cerca de 60%. Três anos após o início do Mais Médicos, o atendimento de Saúde da Família já chega a cerca de 72% dos baianos, que contam com 3.353 Equipes de Saúde da Família (ESF). 

Atualmente, o programa possui 1.464 profissionais brasileiros e estrangeiros, que atuam em 386 municípios baianos, beneficiando cerca de 5,6 milhões de pessoas, com uma média superior a 770 mil novas consultas médicas por mês no âmbito da atenção básica.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.