Bahia ultrapassa a marca de 11 mil curados do novo coronavírus

 Bahia ultrapassa a marca de 11 mil curados do novo coronavírus

A Bahia registrou até este sábado (6) a recuperação de 11.829 pessoas do novo coronavírus (Covid-19). Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Segundo a pasta, ao todo são 27.396 confirmações da doença em 377 municípios baianos. Até o momento, 44.634 casos foram descartados e 14.721 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Nessa sexta-feira (5), a paciente Natália Cano Bonato, de 61 anos, internada na UTI do Hospital Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, desde o dia 7 abril com Covid-19, recebeu alta com grande comemoração da equipe de saúde e familiares.

A paciente deu entrada na unidade já com complicações decorrentes da doença, chegou a ficar em estado grave, teve algumas paradas cardíacas e com o esforço da equipe multidisciplinar, hoje ela deixa a UTI consciente, conversando, e muito emocionada com a vitória.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera, no caso dos doentes confirmados por critério laboratorial, que estão recuperados aqueles que tiveram dois resultados negativos para SARS-CoV-2 com pelo menos um dia de intervalo. Já nos casos leves de covid-19, a OMS estima que o tempo entre o início da infecção e a recuperação dure até 14 dias.

O Ministério da Saúde informa que, no caso do Brasil, o número de recuperados considera os dois critérios da OMS. De um lado, entram na conta pacientes com infecções mais graves que foram internados e passam por novos testes para identificar se o vírus continua ativo no organismo. Do outro, estão os pacientes com casos leves, que entram na conta de recuperados quando não apresentam mais os sintomas após 14 dias do início da infecção.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading