Baianão 2025: Em confronto inédito no Barradão, Bahia encara o Barcelona de Ilhéus neste sábado (15)
![Baianão 2025: Em confronto inédito no Barradão, Bahia encara o Barcelona de Ilhéus neste sábado (15)](https://lfnews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_6593-850x560.jpeg)
O Bahia encara o Barcelona de Ilhéus na tarde deste sábado (15), em confronto válido pela 8ª rodada do Campeonato Baiano 2025. A novidade é o Barradão como palco do duelo. Com isso, será a primeira vez que a equipe tricolor vai jogar contra um time diferente do Vitória no estádio do rival.
Com 12 pontos, o Bahia está na terceira colocação no Baianão e busca triunfar diante da Onça-Pintada para se consolidar no G-4 e encaminhar a equipe de Rogério Ceni para as semifinais da competição. Caso vença a partida, o Tricolor ainda pode garantir a classificação antecipada se o Jequié perder para o Vitória.
Já o Barcelona de Ilhéus precisa do resultado positivo para sonhar com a vaga para o mata-mata do torneio. A equipe de Sérgio Araújo está na 6ª posição com 9 pontos, um a menos que o 4º colocado, Atlético de Alagoinhas. Se a Onça-Pintada vencer, uma combinação de resultados pode ajudar o time a ficar na zona de classificação nessa rodada.
BAHIA NO BARRADÃO:
Como o time de Ilhéus é o mandante da partida, o Esquadrão de Aço volta a contar com a torcida tricolor no estádio Manoel barradas após sete anos. A última vez que torcedores do Bahia comparecerão ao estádio foi no clássico “Ba-Vi da paz”. O duelo que terminou em briga generalizada dentro e fora de campo foi disputado no dia 18 de fevereiro de 2018.
Diante da onda de episódios violentos nos clássicos baianos, a Confederação Brasileira de Futebol determinou, junto com o Ministério Público da Bahia, que os Ba-Vis fossem disputados com torcida única.
Depois do decreto, o Bahia chegou a vencer duas vezes o Vitória. Em 2018, o Tricolor triunfou por 1 a 0 e garantiu o título baiano daquele ano. Já em 2020, o duelo com times alternativos e o último antes da pandemia de covid-19 terminou em 2 a 1 para o Esquadrão.
Desde então, o Bahia sofreu três derrotas e dois empates contra o Vitória no Manoel Barradas. A mais marcante foi em 2024, quando saiu derrotado de virada por 3 a 2 na partida de ida da final do Baianão. O último clássico no Barradão foi um empate por 2 a 2 no Campeonato Brasileiro do ano passado.