Balanço da Prefeitura de Lauro de Freitas destaca as principais ações de 2023

 Balanço da Prefeitura de Lauro de Freitas destaca as principais ações de 2023

Ao longo de 2023, a Prefeitura de Lauro de Freitas realizou uma série de iniciativas transformadoras, fortalecendo setores e elevando a qualidade de vida da população. As ações inauguradas e implementadas, pautadas por sua abrangência e impacto social, delinearam um ano marcante e repleto de conquistas para o município, que segue na rota do desenvolvimento sustentável. Confira as principais entregas e ações:

Na área de infraestrutura, o início da requalificação da Avenida Beira Rio, como desdobramento da Macrodrenagem do Rio Ipitanga, projetou avanços no desenvolvimento urbano. A obra abrange a urbanização completa da região, beneficiando desde a rotatória em frente ao Ginásio Municipal até a ponte na entrada do Parque Shopping. Outra obra importante é a Macrodrenagem da Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus, que está 95% concluída e já impactou positivamente no fim dos alagamentos na região central da cidade.

As obras de esgotamento sanitário também seguem a todo vapor no município. A intervenção abrange um conjunto de ações que irão impactar diretamente na saúde pública, qualidade de vida da população, redução das doenças e preservação do meio ambiente.

A Lagoa da Base, no Centro da cidade, que parecia mais com um esgoto a céu aberto, hoje é uma das áreas de lazer de maior impacto social e visual de Lauro de Freitas. O local foi completamente urbanizado e recebeu uma área de lazer com parque infantil, quiosques, bancos, mesas de jogos, equipamentos esportivos, pavimentação e paisagismo.

A Operação Tapa-Buraco, que recupera áreas degradadas em diversas vias, contribuiu durante todo o ano para a segurança e mobilidade urbana. Além disso, por meio da Conder, foram recapeadas 32 ruas.

ENTREGAS
O ano começou com a inauguração das creches Marisa Letícia, em Itinga, e Gal Costa, na Chácara Taiti. Estas unidades, projetadas para oferecer o melhor acolhimento às crianças, dispõem de uma estrutura completa, incluindo salas, fraldário, lavanderia, almoxarifado, refeitório, banheiros acessíveis, pátio coberto para atividades lúdicas, brinquedos e área externa.

A educação foi destaque ainda com a entrega do Centro Estadual de Educação Integral (CEEPTIC) e a Escola de Tempo Integral de Portão, pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, enfatizando o compromisso com uma educação integral e de qualidade. Além disso, o Programa Educação Conectada distribuiu 667 chromebooks em 35 escolas, impulsionando a tecnologia no ensino público fundamental e médio.

Ademais, a implementação do sistema de energia solar em 11 unidades de ensino, que já possibilitou a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aulas das Escolas Enock Amaral, Jardim Talismã e Pedro Paranhos, modernizando o sistema municipal de ensino.

Na área da saúde, a requalificação da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) proporcionou condições aprimoradas para o atendimento emergencial. E para otimizar a resposta a chamadas de ocorrências e, assim, salvaguardar vidas, a Prefeitura entregou ao SAMU rádios comunicadores.

A requalificação de Unidades de Saúde da Família (USFs), como as unidades Padre João Abel, Manoel José Pereira, Espaço Cidadão, Noel Alves, Israel Moreira e Caji/Vida nova (com farmácia viva), assegurou instalações modernas e eficientes para atender às necessidades da população, promovendo uma saúde mais acessível e de qualidade.

A saúde também ampliou a cobertura vacinal com a entrega do Posto Avançado de Vacinação no Parque Shopping Bahia, proporcionando facilidade no acesso a vacinas de rotina e contra a Covid-19, juntamente com a emissão de cartão SUS.

A inauguração de quatro ruas no CAIC, três no Parque São Paulo e uma em Pitangueiras, aliada às entregas da Praça da Mulher, em Itinga, e Praça 8 de Março, em Vida Nova, representou um dos passos na melhoria da infraestrutura urbana, contribuindo para a mobilidade e a qualidade de vida dos residentes.

A entrega de novas sedes para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) e Central do Cadastro Único ofereceu mais conforto e uma localização estratégica para facilitar o acesso da população aos serviços sociais. Já a reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Portão representou um marco na ampliação dos serviços sociais disponibilizados à comunidade, além da reforma completa do CRAS Caji que destacou o compromisso efetivo da administração local com a melhoria contínua da assistência social no município.

Outro ponto foi o fortalecimento dos vínculos sociais, com a inauguração do oitavo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município, atendendo cerca de 250 crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social na região de Vila Nova, em Portão.

GESTÃO E DESENVOLVIMENTO
Entre ações que envolvem gestão e desenvolvimento, a Prefeitura de Lauro de Freitas demonstrou um crescimento sólido que resultou em diversas conquistas. A cidade se tornou referência ao abrigar a Sala das Cidades e Estados, proporcionando um espaço de atendimento a gestores de 11 municípios baianos.

Pela primeira vez, em 200 anos, o município foi reconhecido oficialmente como parte do Recôncavo Norte na luta da Independência do Brasil na Bahia, e passou a integrar as comemorações do 2 de Julho no Estado. Em 2023, Lauro de Freitas também celebrou seus 61 anos de emancipação política.

Se destacando nacionalmente na geração de empregos, o município teve um saldo de 2.278 novos postos em maio, superando significativamente Salvador. Ao longo do ano, Lauro de Freitas manteve a geração de empregos como destaque, enquanto o Tribunal de Justiça formalizou a doação de terreno para a construção de um novo Fórum.

A Procuradoria Geral do Município alcançou um resultado recorde, recuperando cerca de R$7 milhões em dívidas ativas municipais. Em outro âmbito, a Semana do “Agosto do Crédito” impulsionou o empreendedorismo local, facilitando o acesso a financiamentos.

Inovações como o projeto “Seu Número de Porta” evidenciaram a preocupação com a geolocalização dos imóveis dos munícipes, no mesmo ano em que a Bright Cities classificou Lauro de Freitas entre as cinco melhores em serviços urbanos e qualidade de vida na Região Nordeste. A cidade também se preparou para receber a maior feira de negócios e empreendedorismo de favela do Brasil, a Expo Favela.

Além disso, Lauro de Freitas foi reconhecida entre as 100 melhores cidades do Brasil mais inteligentes e conectadas no setor de Meio Ambiente. Iniciativas como os concursos públicos para a contratação de profissionais da educação e saúde, a Semana de Conciliação, e o acordo para a requalificação da Orla de Ipitanga demonstram o compromisso da gestão com o desenvolvimento local.

Por outro lado, a entrega de escrituras a moradores do Cajueiro e Tamarineiro, além da participação da gestão na Comissão Nacional InterGestores LGBTQIA+ e a conquista do selo internacional MigraCidades, reforçaram o engajamento em questões de regularização fundiária, diversidade e inclusão social.

A segurança pública de Lauro de Freitas foi reforçada com a chegada de 20 armas não letais para a Guarda Municipal e três novas viaturas para a Polícia Militar que atua no município.

Para encerrar o ano, o Projeto Prefeitura em Ação foi retomado, com uma gama de serviços que são levados diretamente aos bairros de Lauro de Freitas, entre mutirões de limpeza, melhorias na infraestrutura, atendimentos de saúde, social e outros.

MAIS SAÚDE
Dentre os principais avanços na área da saúde, se destaca mais uma descentralização da Central de Regulação, neste ano implantada na Unidade de Saúde da Família Chafariz. A medida buscou agilizar o agendamento de consultas e exames, proporcionando maior comodidade aos cidadãos.

O projeto Jorge Novis Itinerante merece destaque, pois levou serviços de saúde diretamente para as comunidades, incluindo consultas, exames e multivacinação. Essa iniciativa contribuiu para a promoção da saúde preventiva e o acesso facilitado aos serviços.

Investimentos significativos ainda foram feitos na modernização do sistema de saúde, incluindo a aquisição de 180 computadores, visando aprimorar a eficiência dos serviços oferecidos. A habilitação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) na categoria III representou um marco para Lauro de Freitas. Com um aporte financeiro significativo do Governo Federal, o CER ampliou sua capacidade de atendimento e especialidades, passando a atender três modalidades de reabilitação: física, intelectual e auditiva.

MAIS CULTURA E RENDA

Em 2023, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convocou os fazedores de cultura para participar do Cadastro Municipal de Cultura, e das ações do plano de aplicação da Lei Paulo Gustavo, cumprindo a legislação vigente e fortalecendo o setor cultural local. Cursos e formações também foram realizados para o desenvolvimento de profissionais da área.

Ainda dentro do fortalecimento da economia local, a Prefeitura fomentou diversas feiras da economia solidária, valorizando o comércio de artesanato, gastronomia e música.

MAIS EDUCAÇÃO E SOCIAL
Neste ano, o Departamento de Inclusão PCD da SEMED inaugurou mais uma sala multifuncional, para ampliar a inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional municipal.

No âmbito social, o Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal entregou mais de 200 imóveis no Residencial Morada Tropical, beneficiando famílias em áreas de risco. Do lado municipal, o Programa Lauro Sem Fome distribuiu cestas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo a segurança alimentar.

O ano também foi movimentado pelo Programa Capacita Jovem em várias edições, oferecendo cursos profissionalizantes e direcionamentos para o mercado de trabalho. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania levou capacitações para o Centro de Referência e Apoio aos Imigrantes (CRAI), promovendo a autonomia dos assistidos em diversas áreas profissionais.

Outro programa, o Integra Jovem foi mais um destaque, proporcionando aprimoramento de conhecimentos em capacitações, incluindo aulas práticas de empreendedorismo criativo e outros.

MAIS ESPORTE, JUVENTUDE E PROMOÇÃO

Na área de esporte, a gestão implantou o Bolsa Esporte Municipal para beneficiar 100 atletas locais, incentivando a prática esportiva e contribuindo para o desenvolvimento do cenário esportivo em Lauro de Freitas. A abertura do cadastramento para a Lei de Incentivo ao Esporte reforçou o apoio da Prefeitura ao desenvolvimento de iniciativas esportivas no município.

Os acontecimentos de eventos esportivos de grande porte também foram destaque, com Lauro de Freitas recebendo campeonatos de skate, ginástica artística, judô, voleibol e outros, movimentando os equipamentos esportivos do município e elevando a cidade como sede de eventos nacionais e internacionais.

No rol da juventude, o projeto ‘Pega a Visão’ foi um sucesso em 2023, com atendimentos de saúde, cadastramento de currículos, inscrições para cursos, emissão do ID Jovem e palestras gratuitas. A Caravana Juventude Negra Viva também foi realizada, com debate sobre violência letal e contribuição para a elaboração do Plano Nacional Juventude Negra Viva do MIR.

Quanto à promoção da igualdade racial, Lauro de Freitas inaugurou o primeiro Núcleo Municipal de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (NETP) do Brasil. A instituição do Comitê Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos dos LGBTQIA+ e o grupo de trabalho para a implantação da Rede de Enfrentamento ao Racismo e à Intolerância Religiosa evidenciaram o engajamento da administração na promoção da igualdade e respeito à diversidade.

 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading