Bankoma arrasta público pelas ruas de Portão em agradecimento à comunidade

 Bankoma arrasta público pelas ruas de Portão em agradecimento à comunidade

O vento de transformação de “Bamburucema” inspirou todo o resultado do desfile do Bloco Afro Bankoma, nesta Quarta-feira de Cinzas (26), no seu bairro de origem, Portão. Sob as bênçãos da inquice da cultura bantu, que é comparada à Iansã dos iorubás, o Bankoma produziu ao longo de um ano, nas oficinas de música, dança, costura e confecção de adereços, o tema de comemoração dos 20 anos do bloco afro e de projeto social.

O trabalho do Bankoma com a comunidade de Portão envolve crianças, adultos e idosos. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, destaca o bloco afro como um patrimônio cultural. “Mais uma vez tenho a honra de participar do tradicional arrastão do Bankoma. Tudo que estamos vendo aqui hoje, o colorido das roupas, os adereços, a música e a coreografia, são resultados do trabalho que eles desenvolvem no decorrer do ano”, pontuou.

De cima do trio, Kleverton Nascimento integrou a banda do Bankoma que com sua musicalidade afro embalou o desfile das baianas, capoeiristas, dançarinas e dançarinos do bloco. “Tenho 18 anos. Desde pequeno aprendi a batucar no projeto. Hoje dou aulas de percussão para a banda mirim. O Bankoma é a oportunidade de muitos jovens não irem para o mundo das drogas. Outras pessoas que trabalham no projeto, como idosas que fazem a costura, não podem ir para avenida no Carnaval, então hoje o desfile é para essas pessoas”, destacou.

O sentimento de gratidão à comunidade também foi reafirmado por Lais Santos, produtora no projeto Bankoma que se tornou empresária no ramo de moda étnica. “Sou fruto das oficinas de corte e costura, bordado e tecelagem. O aprendizado dentro do Bankoma me despertou para seguir o meu caminho profissional. No projeto, a construção é coletiva. Temos a energia que rege a criação das roupas, adereços, música, mas todas as ideias são colocadas de forma democrática para hoje estarmos mostrando a todos o nosso trabalho”.

A moradora Conceição Maria dos Santos enxergou no desfile a potência do Bankoma. Ela ressaltou que o bloco afro mostrou também seu trabalho no Carnaval da capital baiana e que em Portão ela não perde um arrastão. “É uma maravilha, sempre muito lindo”, descreveu. O Rei Momo e Rainha do Carnaval 2020 de Lauro de Freitas, Ítalo Silva e Danielle Leão, vestiram a roupa com a temática de comemoração dos 20 anos do Bankoma.

Para Manoel Carlos dos Santos, secretário de Cultura e Turismo (SECULT), o arrastão do Bankoma é uma homenagem cultural para o município. “O Bankoma levou esta festa belíssima para o Carnaval do Centro e agora finaliza aqui no seu bairro de origem, na Quarta-feira de Cinzas. Estão apresentando o trabalho de duas décadas que é abraçada por toda a comunidade”, finalizou.

A realização do arrastão do Bankoma contou com mais de 100 profissionais. Entre eles, servidores da SECULT, das secretarias de Saúde (SESA), Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e Guarda Municipal. Equipes dos Direitos Humanos, Vara da Infância e policiais da 52ª CIPM também apoiaram o desfile que integra a programação do Lauro Folia.

As folias carnavalescas de Lauro de Freitas foram fomentadas pelo Fundo Municipal de Cultura, com apoio da Bahiatursa. Organização da SECULT, em parceria com a Comissão de Planejamento do Carnaval 2020.

#laurofolia2020

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading