abril 20, 2019

970×90

Bankoma espalha fé e amor no Carnaval de Todos os Santos, em Lauro de Freitas

Bankoma espalha fé e amor no Carnaval de Todos os Santos, em Lauro de Freitas

Já eram quase 22h quando o furacão da alegria transformou a Avenida Amarílio Thiago dos Santos, Lauro de Freitas, num tapete verde refletindo o brilho das lantejoulas das roupas, nesta segunda-feira (04), Com sorriso no rosto,filhos e filhas de santo demonstravam toda a satisfação de estar desfilando em sua cidade natal e encerrando o Carnaval de Todos os Santos que movimentou a cidade durante quatro dias de festa.

A atração era a mais esperada da noite e única do município que desfila fora da cidade durante a folia momesca – quinta e sábado no Circuito Campo Grande em Salvador. Este ano, de acordo com a mãe de santo Lúcia Neves, do Terreiro São Jorge Filhos da Gomeia, e para os adeptos do candomblé, é regido por Ogum, “orixá guerreiro que dá a seus filhos forças para lutar pelo que desejam”, explica a religiosa.

O tema apresentado pelo afro foi Katendê Mukua- Xinsaba que significa habitante das folhas. Mãe Lúcia diz que a ideia é trazer uma reflexão sobre a preservação ao meio ambiente e a dificuldade em encontrar essas folhas de banho que curam. “Hoje em dia está cada vez mais escasso encontrar estes elementos da natureza. Todo remédio sintético tem a base de sua ação uma planta medicinal, então é esse o chamamento: vamos preservar para ter”, disse.

Nesta quarta-feira (06), o Bankoma desfila em Portão, bairro de origem do bloco. Puxado pela voz potente de Jander Neves, o furacão da alegria levará sua beleza pela rua Queira Deus em forma de agradecimento e homenagem a comunidade que o apoia e participa das ações do terreiro durante o ano todo.

Jornalista Giovanna Reyner

Fotos Lucas Lins

ASCOM/PMLF

05/03/2019

Tel.: 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Compartilhe isso
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: