Barroso e presidentes da Câmara e do Senado devem se reunir na próxima terça para discutir realização das eleições

 Barroso e presidentes da Câmara e do Senado devem se reunir na próxima terça para discutir realização das eleições

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso, deve se reunir na próxima terça-feira (16) com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além de líderes partidários, para discutir como será realizada a eleição municipal deste ano em meio à pandemia da Covid-19.

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, alguns médicos e cientistas que já foram ouvidos por Barroso sobre a questão também participarão deste novo encontro virtual. O ministro tem realizado uma série de reuniões por videoconferência com juízes e acadêmicos, para traçar o cenário mais adequado para a votação.

Alcolumbre e Maia serão responsáveis por colocar em votação no Congresso uma eventual Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trate do adiamento da eleição – que tem o 1º turno marcado para 4 de outubro.

Também segundo a folha, até o momento, a maioria dos especialistas ouvidos por Barroso defendem que as eleições sejam postergadas para uma data ainda neste ano, sem a extensão dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores. Eles sugerem também a possibilidade de mudanças de locais de votação e até reservar horários específicos para o voto de idosos.

Outras propostas consideradas mais complexas – como a hipótes de um sufrágio que aconteça em dois dias diferentes, um sábado e um domingo – têm sido descartadas. A ideia de fatiar a votação em dois dias acabou descartada principalmente por causa da segurança das urnas eletrônicas durante a noite.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading