Bate papo na AR orienta mulheres para a prevenção ao câncer de mama
Os balões fixados nas paredes da Administração Regional de Itinga (AR), em Lauro de Freitas, lembravam às mulheres que passam diariamente pelo equipamento que outubro é mês de se cuidar e nesta terça-feira (29), a ação foi reforçada com a presença da médica clínica Silvana de Oliveira. A médica levou para a sala de espera uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero.
Durante bate papo descontraído, a médica ressaltou que o mamógrafo de Lauro de Freitas, adquirido na segunda gestão da prefeita Moema Gramacho, foi adaptado e agora opera no Complexo de Saúde da Mulher em Itinga, com recursos digitais. A tecnologia emite menos carga de radiação, permite a revelação das imagens com alta resolução, maior definição e sem poluição para o meio ambiente.
Neste aparelho em média serão realizadas 300 mamografias por mês. Em Lauro de Freitas 88% das mulheres com idade entre 50 a 69 anos – faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde – já realizaram o exame de mamografia este ano. Somente no primeiro semestre de 2019 foram realizadas 2.782 mamografias na rede, a meta é alcançar 3.195 até o final deste ano.
Atenta as orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, a dona de casa Mirian dos Santos, de 62 anos, afirmou que não se descuida da saúde. “Todos os anos faço meus exames, não só a mamografia, mas todos pedidos pelo médico. Temos que nos cuidar para ter uma vida saudável e de qualidade”, disse.
Jornalista Giovanna Reyner
Foto Gabriel Tito
ASCOM/PMLF
30/10/2019
Tel.: 3288 – 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br