Belém endurece isolamento social e vai decretar ‘lockdown’
A Prefeitura de Belém, no Pará, anunciou que vai endurecer as medidas de isolamento social e decretar “lockdown” (bloqueio total) na cidade para conter a velocidade de transmissão do novo coronavírus. A determinação foi confirmada pelo prefeito Zenaldo Coutinho, nesta terça-feira (5), por meio das redes sociais.
A administração municipal, no entanto, ainda não apresentou detalhes do plano que, segundo o prefeito, está sendo discutido em conjunto com as prefeituras da Região Metropolitana e o Governo do Estado.
“Precisamos endurecer as medidas de isolamento social. Só com medidas integradas vamos conseguir conter a disseminação do novo coronavírus e garantir atendimento a todos que adoecerem”, escreveu no Instagram.
Helder Barbalho, governador do estado, citou a baixa adesão da população, 48,27% na segunda-feira (4), para justificar a ampliação das ações restritivas na capital.
“Reforço que serão mantidos normalmente os serviços essenciais, como supermercados, farmácias, postos de gasolina e bancos. Agradeço aos que já estão colaborando, mas faço novamente um apelo para que a população compreenda a necessidade deste ato”, explicou Barbalho no Twitter.
Lamentavelmente a taxa de isolamento no Pará ontem(4) foi de 48,27%. Portanto, vamos ter que fazer a ampliação das medidas decretadas. Já estou dialogando com os prefeitos das cidades com maior índice de contaminação, para que, juntos, possamos definir novas regras de restrição.
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) May 5, 2020
“Lockdown”, que significa bloqueio total em inglês, é considerada a medida mais severa durante uma pandemia, que prevê, essencialmente, a paralisação dos fluxos de deslocamento e, assim, evitar de maneira mais eficaz a aglomeração de pessoas.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, divulgadas na tarde de segunda-feira (4), o Pará acumula 4.125 casos confirmados e 330 mortes por covid-19, sendo que a Região Metropolitana é a mais atingida pela pandemia no estado.