“Black Friday”: Procon de Lauro de Freitas dá dicas aos consumidores

 “Black Friday”: Procon de Lauro de Freitas dá dicas aos consumidores

Sites comerciais e lojas físicas já estão sendo fiscalizadas

A Black Friday 2019, prevista para ocorrer no dia 29 deste mês de novembro, já está aquecendo o mercado para o fim de ano e o Procon Municipal de Lauro de Freitas iniciou, desde o dia 18, uma operação de fiscalização em sites comerciais e lojas físicas, em busca de ofertas que possam prejudicar o consumidor.

Nos anos anteriores as queixas mais comuns estiveram relacionadas à propaganda enganosa, divergência de valores e problemas para finalizar a compra.

_“Sugerirmos que os consumidores pesquisem com antecedência e, além de guardarem os panfletos das ofertas, capturem a imagem das telas, no caso da internet, e comparem com as ofertas no dia da promoção.”_, alerta Breno Mauro, Diretor de Fiscalização.

A operação do Procon voltada à Black Friday irá até o dia 29, quando será intensificada no entanto, o órgão conta com uma equipe de atendimento a postos para acolher os consumidores antes, durante e após a data da promoção.

_“Devido ao aumento da movimentação no comércio durante o fim de ano, o nosso planejamento em Lauro de Freitas prevê ainda operações especiais voltadas para o Natal e o retorno escolar em 2020.”_, ressalta Gleydson Faleiro, Coordenador Geral da unidade.

*Dicas do Procon para a Black Friday*

1 – É importante pesquisar com antecedência o preço do produto desejado;

2 – Verificar se a promoção é de um site oficial;

3 – Guardar os folhetos das promoções, capturar as telas, no caso da internet e, se possível, gravar os anúncios de rádio e televisão;

4 – Ficar atento aos critérios da finalização do pedido para contemplação do desconto;

5 – Observar o prazo de entrega e a política de troca da empresa;

6 – Nas compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto;

7 – Ainda para as compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, verificar se o preço será alterado no carrinho virtual. Atenção para o valor cobrado pelo frete;

8 – Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos a prazo, devem ser mostrados o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas;

9 – Os produtos, nacionais ou importados, devem apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

Em Lauro de Freitas, caso o consumidor se sinta lesado, pode fazer a sua denúncia pelo telefone 3288-8919, presencialmente, na unidade do Procon, localizada na rua Silvandir F. Chaves, nº 158, Sala 06 – Recreio Ipitanga ou ainda através do e-mail denunciaproconlf@gmail.com.

Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

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Hendrik Aquino

Jornalista DRT 04019/BA

Assessoria de Comunicação

PROCON Municipal

Prefeitura de Lauro de Freitas – Bahia

ascomproconlf@gmail.com

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