“Black Friday”: Procon Lauro de Freitas intensifica fiscalização nesta sexta-feira

Fiscais estão nas ruas para garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor
Acontece nesta sexta-feira (29) a Black Friday, data definida pelo comércio para ofertas com promoções.
A equipe de fiscalização do Procon Lauro de Freitas está nas ruas, visitando diversos pontos da cidade em busca de irregularidades.
_“Em um dos estabelecimentos visitados fomos abordados por um consumidor que reclamava da demora para montar um móvel, comprado no início do mês.”_, relata Breno Mauro, Diretor de Fiscalização da unidade municipal. _“Ficou acertado que o móvel será montado ainda hoje e, caso o prazo não seja honrado, o estabelecimento poderá ser autuado.”_, alerta Mauro.
As queixas mais comuns geralmente estão relacionadas à propaganda enganosa, divergência de valores e problemas para finalizar a compra.
Para Gleydson Faleiro, Coordenador Geral do Procon em Lauro de Freitas, as equipes de fiscalização, atendimento e julgamento estão a postos para o possível aumento no número de reclamações, por conta do já esperado aquecimento no comércio durante o fim de ano. _“Temos contado com um grande apoio dos próprios consumidores que, principalmente através das redes sociais, divulgam os nossos contatos e até informações importantes sobre as relações de consumo.”_, comentou Faleiro.
Em Lauro de Freitas, o consumidor pode fazer as suas denúncias através do telefone 3288-8919, presencialmente, na unidade do Procon, localizada na rua Silvandir F. Chaves, nº 158, Sala 06 – Recreio Ipitanga ou ainda através do e-mail denunciaproconlf@gmail.com.
Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
*Dicas do Procon para a Black Friday*
1 – Verificar se a promoção é de um site oficial;
2 – Guardar os folhetos das promoções, capturar as telas, no caso da internet e, se possível, gravar os anúncios de rádio e televisão;
3 – Ficar atento aos critérios da finalização do pedido para contemplação do desconto;
4 – Observar o prazo de entrega e a política de troca da empresa;
5 – Nas compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto;
6 – Ainda para as compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, verificar se o preço será alterado no carrinho virtual. Atenção para o valor cobrado pelo frete;
7 – Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos a prazo, devem ser mostrados o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas;
8 – Os produtos, nacionais ou importados, devem apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.
———————————–
Hendrik Aquino
Jornalista DRT 04019/BA
Assessoria de Comunicação
PROCON Municipal
Prefeitura de Lauro de Freitas – Bahia
ascomproconlf@gmail.com