BN/ Paraná: Em Salvador, Isidório lidera em empate técnico com Bruno Reis e Lídice

 BN/ Paraná: Em Salvador, Isidório lidera em empate técnico com Bruno Reis e Lídice

O deputado federal Sargento Isidório (Avante) aparece à frente na corrida pela prefeitura de Salvador em todos os cenários estimulados do levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias. O parlamentar, que foi candidato a prefeito em 2016, aparece empatado tecnicamente com o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) e com a deputada federal Lídice da Mata (PSB) quando ambos são citados na disputa. 

Com um cenário pulverizado, com 10 candidatos, Isidório e Bruno Reis aparecem muito próximos numericamente, seguidos de perto por Lídice. Quando o cenário fica mais reduzido, com menos candidaturas, o deputado federal do Avante aumenta a vantagem numérica, porém mantém o empate técnico com Bruno Reis nas duas hipóteses em que Lídice não aparece como candidata. 

O Instituto Paraná Pesquisas testou seis cenários entre os dias 5 e 9 de dezembro, ouvindo 813 eleitores de Salvador. O levantamento possui margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e grau de confiança de 95%. Veja abaixo os cenários estimulados, quando são citados nomes de candidatos: 

BRUNO REIS x LEO PRATES

O vice-prefeito e o atual secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates (sem partido), são citados com frequência como potenciais candidatos do grupo do prefeito ACM Neto (DEM), com o primeiro levando vantagem na disputa. O primeiro cenário testado pela pesquisa apresenta múltiplas candidaturas e o único embate entre Bruno Reis e Prates como adversários diretos, com outros nove nomes apresentados. 

Nessa condição, Isidório é o líder com 18,2%, e Reis tem 16,8%. A deputada federal Lídice da Mata seria opção para 13,7%. Esses três aparecem empatados tecnicamente. A socialista também empataria tecnicamente com dois nomes mais abaixo na tabela, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino (PT), com 8,6%, e a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), com 7,3%. 

O presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani (sem partido), seria opção para 5,5% dos entrevistados, numa zona muito próxima à de Olívia. A deputada estadual, considerando a margem de erro, também empata tecnicamente com os últimos colocados. Léo Prates, que disputaria mais diretamente a indicação de ACM Neto para disputar o Palácio Thomé de Souza, só aparece nessa faixa, com 3% das intenções de voto. Completam a lista Bacelar (Podemos) com 3,6%, Hilton Coelho (PSOL) com 2,1%, Geraldo Jr. (SD) com 2% e Fábio Vilas-Boas (sem partido) com 0,9%. Neste cenário, 13,5% dos eleitores não votariam em ninguém e 4,9% não souberam ou não responderam. Veja:

 

 

SAÍDA DE PRATES

Em um cenário muito ao similar ao primeiro, porém com a ausência de Léo Prates, a saída dele provoca uma redistribuição das intenções de voto, porém sem nenhuma mudança significativa das posições. Sargento Isidório segue à frente em empate técnico com Bruno Reis e Lídice da Mata e os demais mantêm a mesma faixa de percentuais:

 

 

SUBSTITUIÇÃO NO GRUPO DE ACM NETO

O último cenário pulverizado, com 10 candidaturas, faz a substituição de Bruno Reis por Léo Prates, uma possibilidade defendida por alguns aliados do secretário de Saúde da capital baiana. Nesse caso, os votos de Bruno Reis se redistribuem, fazendo com que Prates suba para a faixa intermediária de percentuais de intenções de voto, com 7%. No entanto, Isidório amplia a vantagem numérica e o empate técnico com Lídice da Mata acontece no limite da margem de erro de 3,5%.

 

O número de eleitores que não votariam em nenhum dos nomes apresentados também cresce e a “herança” dos votos de Bruno Reis é mais equilibrada – até mesmo o psolista Hilton Coelho tem um aumento de percentual nesse caso. Veja o gráfico:

 

DISPUTA AFUNILADA

O levantamento BN/ Paraná Pesquisas fez ainda simulações com menos candidatos, com nomes que se apresentaram ou foram apresentados, em momentos recentes, como pré-candidatos. Com seis candidaturas, Isidório e Bruno Reis ficam em um “pelotão de frente”, ultrapassando os 20 pontos percentuais. O deputado federal receberia 24,7% dos votos, enquanto o vice teria 20,8%.

 

Entre os intermediários, a deputada estadual Olívia Santana teria 12,1% das intenções de voto, empatada tecnicamente com Bacelar, com 7,5%, e com Bellintani, com 6,9%. Hilton Coelho seria opção para 4% dos eleitores e 18,2% não votariam em nenhum dos nomes. O número dos que não souberam responder chegou a 5,7%. Veja:

 

A pesquisa BN/ Paraná testou um cenário muito similar ao anterior, porém sem a presença de Bacelar, que já se posicionou com a possibilidade de abrir mão de uma candidatura a prefeito para compor uma chapa com Sargento Isidório. Nesta simulação, Isidório fica à frente com 27,3% e atinge o seu maior percentual em todos os cenários. O vice-prefeito Bruno Reis também atinge o seu maior percentual na pesquisa, com 22% das intenções de voto, mantendo o empate técnico entre ambos.

        

Sem Bacelar, Olívia Santana, com 13%, Guilherme Bellintani, com 7,5%, e Hilton Coelho, com 4,7% também apresentam seus maiores números. Porém cresce também o número de pessoas que não votariam em nenhum dos candidatos (19,3%) e o número dos que não sabem ou não responderam (6,2%). Veja:

 

 

A última simulação do levantamento testou um cenário afunilado com Leo Prates substituindo Bruno Reis como indicado pelo grupo do prefeito ACM Neto. Neste caso, Isidório teria 26,9% das intenções de voto e a segunda posição seria “herdada” por Olívia Santana, com 12,7%. Léo Prates empataria numericamente com Bellintani, com 8,6% e Bacelar viria na sequência, com 7,5%. Hilton Coelho completaria a lista com 4,4%.

 

Com esse cenário reduzido, o número de pessoas que não votariam em nenhum dos candidatos atinge número recorde: 23,2%. Já o número dos que não souberam ou não responderam ficou em 6%.

Fonte: Bahia Notícias

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading