Bolsonaro pode pegar até 43 anos de prisão por tentativa de golpe, aponta PGR

 Bolsonaro pode pegar até 43 anos de prisão por tentativa de golpe, aponta PGR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode enfrentar até 43 anos de prisão, caso seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito que investiga sua participação na tentativa de golpe de Estado. As penas somadas refletem os crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro, que é acusado de liderar um esquema golpista com ações iniciadas em 2021 e culminadas nos ataques aos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

As alegações finais do processo foram entregues na segunda-feira (14) ao ministro Alexandre de Moraes pelo procurador-geral Paulo Gonet, que reforçou a atuação central de Bolsonaro na articulação da ruptura institucional. Entre os crimes imputados estão: organização criminosa armada (pena de até 17 anos), tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (até 8 anos), tentativa de golpe de Estado (até 12 anos), dano qualificado por violência (até 3 anos) e deterioração de patrimônio tombado (até 3 anos).

Apesar da gravidade das acusações, integrantes de tribunais superiores e lideranças políticas apontam que Bolsonaro poderá cumprir eventual pena em regime domiciliar. A justificativa é sua idade – 70 anos – e os problemas de saúde resultantes da facada sofrida em 2018. Mesmo assim, uma eventual condenação significará uma derrota política e jurídica sem precedentes para o ex-presidente.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.