Brasil é derrotado pela França na Copa feminina e perde liderança do grupo
A Seleção Brasileira manteve o tabu de nunca ter vencido a França na história do futebol feminino ao perder por 2×1 neste sábado (29), na segunda rodada da Copa do Mundo. Com o resultado, o Brasil deixa a liderança do Grupo F e aguarda o resultado de Nigéria x Panamá, ainda hoje (início às 9h30), para saber se fica em segundo ou terceiro lugar da chave.
O jogo se resumiu a duas atuações distintas da equipe brasileira. Em um primeiro tempo aquém do esperado, viu a atacante Le Sommer fazer, de cabeça, aos 16 minutos, o primeiro gol no estádio Suncorp, em Brisbane, na Austrália.
Mas não foi só o gol. A França dominava, sufocava a saída de bola, tinha uma atuação muito superior e deixava o Brasil acuado. Na única grande chance criada pelas brasileiras, Adriana recebeu de Kerolin na entrada da área, livre, e chutou para fora.
A seleção canarinho não conseguia causar preocupação à defesa adversária, o que mudou radicalmente no segundo tempo, de domínio verde e amarelo.
O time passou a controlar as rédeas da partida e manter as ações do meio-campo para frente. O empate saiu aos 12 minutos, em uma troca de passes que terminaria na finalização de Kerolin, mas ela foi travada pela defesa, o que acabou transformando o chute em um ótimo passe para Debinha. Bem posicionada na área, a atacante teve calma para tocar de chapa no cantinho, tirar da goleira Magnin e fazer 1×1.
Foi o primeiro gol de Debinha em Copas do Mundo e o 59º dela com a camisa da Seleção. Só Marta (119) e Cristiane (96) têm mais.
Os minutos seguintes foram favoráveis ao Brasil, que seguia em cima, mas, por outro lado, a França voltava a dar sinais de que poderia causar preocupação. Em um lance, Diani recebeu na área com tempo de dominar e finalizar; a goleira Letícia salvou.
Não deu para Letícia evitar foi o gol da zagueira Renard em um erro coletivo da defesa brasileira, após uma cobrança de escanteio, já aos 37 minutos. Bacha cobrou, a bola atravessou toda a área, e a zagueira francesa cabeceou sem ser incomodada. Foi o gol da vitória adversária.
A França agora ocupa a liderança do Grupo F com quatro pontos, à frente do Brasil, com três. Jamaica tem um, mas ainda enfrenta o Panamá, lanterna e time mais fraco da chave. Ou seja, se ganhar, derruba o Brasil para terceiro lugar, fora da zona de classificação às oitavas de final.
A Jamaica é a próxima e última adversária da Seleção Brasileira na primeira fase. O jogo será na próxima quarta-feira (2), às 7h. A França, como enfrentará o Panamá no mesmo dia e horário, praticamente encaminhou sua classificação hoje.