Brasil ‘nunca antes’ esteve tão respeitado, diz Lula ao justificar viagens ao exterior

 Brasil ‘nunca antes’ esteve tão respeitado, diz Lula ao justificar viagens ao exterior

O presidente Lula (PT) disse que o giro internacional feito por ele no ano passado, motivo de desgaste para o governo, tem sido fundamental para reabilitar a imagem do país lá fora.

“Vocês sabem, eu sou tido como um presidente que viaja muito para o exterior. Quero dizer para vocês que nunca antes na história do Brasil o Brasil esteve tão respeitado no mundo como está agora”, disse o petista na cerimônia que celebrou os 90 anos da USP (Universidade de São Paulo), nesta quinta-feira (25), aniversário de 470 anos da capital paulista. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

“Não sabia que a minha volta à Presidência da República e a derrubada do negacionismo neste país ia gerar tanta expectativa em todos os países do mundo”, afirmou. Acrescentou ainda que o prestígio se estende dos Estados Unidos à China.

O governo identificou arranhões na imagem de Lula em pesquisas internas realizadas no primeiro ano de seu terceiro mandato. O motivo seria justamente a quantidade de viagens internacionais que ele fez.

Segundo a Folha, as sondagens apontaram que a maioria considerou que a quilometragem internacional trouxe benefícios para o Brasil. Uma parcela considerável dos ouvidos, contudo, opinou que Lula deveria viajar menos para fora do país, e uma fatia menor ponderou que a quantidade de viagens do petista é adequada.

Sua primeira parada, em 2023, foi na Argentina, dias após assumir o cargo que já havia ocupado entre 2003 e 2010. Em um ano de governo, o petista visitou 24 países em 15 oportunidades no exterior, o que sempre defendeu como estratégia diplomática.

 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.