CADÊ A FISCALIZAÇÃO ? Construção irregular ameaça área de proteção ambiental em Ipitanga

 CADÊ A FISCALIZAÇÃO ? Construção irregular ameaça área de proteção ambiental em Ipitanga

Uma construção aparentemente irregular às margens do Rio Sapato, em Ipitanga, Lauro de Freitas, tem despertado preocupação entre moradores e ambientalistas da região. A área, reconhecida por seu valor ecológico, foi recentemente transformada no Parque Ecológico de Ipitanga, conforme a Lei Ordinária nº 2081/2024, que institui a criação de uma Área Municipal de Conservação Sustentável nas margens do rio.

O Rio Sapato, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga, enfrenta há anos graves problemas ambientais. Pesquisas indicam que a erosão das margens e o aterramento de nascentes, frequentemente causados por ações de construtoras irresponsáveis, têm reduzido a vazão do rio e colocado em risco o ecossistema local.

A recente obra em questão é alvo de suspeitas de irregularidade, principalmente devido às restrições legais para construções em áreas de preservação permanente. A comunidade local tem manifestado preocupação com os possíveis danos ambientais, como a degradação da mata ciliar e a deterioração da qualidade da água.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.