Caetano amplia diálogo com agricultores e anuncia comissão para fortalecer políticas rurais em Camaçari

O prefeito Luiz Caetano reforçou, nesta quarta-feira (12), o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das comunidades rurais de Camaçari. Em reunião realizada na Secretaria de Governo (Segov), Caetano e membros do secretariado receberam agricultores e lideranças da zona rural para discutir demandas, propostas e novas estratégias de apoio ao setor.
O encontro resultou na criação de uma comissão formada por representantes das entidades rurais, do Executivo e do Legislativo. O grupo será responsável por organizar, planejar e acompanhar políticas públicas voltadas às comunidades do campo, garantindo que as prioridades sejam definidas de forma coletiva.
De acordo com Caetano, a gestão tem se destacado por manter diálogo permanente com a população, especialmente com quem vive nos territórios mais distantes da sede. “A nossa gestão tem sido pautada na escuta. Estamos abertos para dialogar com o povo. A ideia é que esta comissão faça um planejamento, definindo as prioridades e que, desta forma, possamos progredir”, afirmou o prefeito.
Caetano também destacou avanços recentes no apoio à zona rural, como a retomada de benefícios para pescadores e marisqueiras, o fortalecimento das feirinhas da agricultura familiar, a entrega de adubos, mudas frutíferas, alevinos e kits para agricultores, além da oferta de cursos de qualificação, aquisição de novo trator agrícola e realização de conferências e eventos voltados ao setor.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Jane Dias, avaliou o encontro como um marco positivo para o município. De acordo com ela, “precisamos fortalecer a identidade da agricultura de Camaçari, que se tenha um olhar de atenção para pautas voltadas à zona rural. Nesta reunião, conseguimos chegar a um consenso e, juntos, vamos avançar para construção de soluções para nossas demandas”.
Também participaram da agenda representantes do MST, Movimento União Camaçari Rural, Associação Pau Brasil, Artesanato Chicas de Camaçari, Instituto Restinga, Associação de Moradores do KM 22, Associação Módulo de Arembepe e lideranças da comunidade de Lagoa Seca.
A vice-prefeita Pastora Déa Santos e os secretários Fabiano Dourado (Agricultura e Pesca), Ademar Lopes (Relações Institucionais), José Mário Lima Bastos (Infraestrutura) e Rodrigo Nogueira (Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente), além de vereadores e integrantes da Comissão de Meio Ambiente e Turismo da Câmara, também acompanharam a reunião.
