Camaçari abre 1ª Plenária Popular de Saúde com foco na construção de políticas públicas para trabalhadores

A Casa do Trabalho foi palco, nesta terça-feira (29), da abertura da 1ª Plenária Popular de Saúde e de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador de Camaçari. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), reuniu 160 participantes e marcou o início de um amplo debate sobre o fortalecimento do sistema de saúde e a construção de políticas públicas voltadas aos trabalhadores e usuários dos serviços de saúde.
A plenária teve como principal objetivo ampliar o debate popular sobre temas ligados à saúde e discutir as mais de 300 propostas apresentadas previamente por meio de formulário on-line. O presidente do CMS, Paulo Costa, destacou a importância do diálogo entre gestão, profissionais e comunidade: “Este é o primeiro passo para consolidarmos ações efetivas. O conselho está aqui justamente para ajudar a construir essas políticas públicas”.
A vice-prefeita Pastora Déa Santos ressaltou os avanços já obtidos nos primeiros 100 dias de gestão, como o retorno do serviço de Transporte Fora do Domicílio (TFD), atendimento odontológico de urgência e a regularização no fornecimento de bolsas de colostomia. Também anunciou novas obras e equipamentos, como UPAs em Vila de Abrantes e Monte Gordo, quatro UBSs, um novo CAPS, o CER IV e a futura Policlínica.
A secretária de Saúde, Rosangela Almeida, emocionou-se ao agradecer aos profissionais da saúde e reafirmou o compromisso com a luta pela valorização do SUS. “Estamos aqui para transformar vidas, e isso só é possível com escuta ativa e compromisso com o que a população precisa”, disse.
Durante a plenária, a agente de combate às endemias Iolanda Pereira, que atua na USF Jardim Limoeiro 2, elogiou a iniciativa: “Esses eventos são essenciais para que a gente aprimore nosso trabalho e leve melhorias à população. Aprendemos e contribuímos com a nossa realidade”.
A programação incluiu ainda a palestra “A saúde que queremos para os próximos 4 anos”, ministrada por Cristiano Sóster, assessor técnico do COSEMS-BA. No turno da tarde, ocorre a eleição de 16 delegados que representarão Camaçari na etapa Macrorregional Leste da conferência, prevista para os dias 19 e 20 de maio.
As propostas e debates desta 1ª Plenária servirão como base para o novo Plano Municipal de Saúde, que orientará as ações da área nos próximos quatro anos, e também integrarão as discussões da 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Bahia, que terá como tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.