Camaçari abre 1ª Plenária Popular de Saúde com foco na construção de políticas públicas para trabalhadores

 Camaçari abre 1ª Plenária Popular de Saúde com foco na construção de políticas públicas para trabalhadores

A Casa do Trabalho foi palco, nesta terça-feira (29), da abertura da 1ª Plenária Popular de Saúde e de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador de Camaçari. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), reuniu 160 participantes e marcou o início de um amplo debate sobre o fortalecimento do sistema de saúde e a construção de políticas públicas voltadas aos trabalhadores e usuários dos serviços de saúde.

A plenária teve como principal objetivo ampliar o debate popular sobre temas ligados à saúde e discutir as mais de 300 propostas apresentadas previamente por meio de formulário on-line. O presidente do CMS, Paulo Costa, destacou a importância do diálogo entre gestão, profissionais e comunidade: “Este é o primeiro passo para consolidarmos ações efetivas. O conselho está aqui justamente para ajudar a construir essas políticas públicas”.

A vice-prefeita Pastora Déa Santos ressaltou os avanços já obtidos nos primeiros 100 dias de gestão, como o retorno do serviço de Transporte Fora do Domicílio (TFD), atendimento odontológico de urgência e a regularização no fornecimento de bolsas de colostomia. Também anunciou novas obras e equipamentos, como UPAs em Vila de Abrantes e Monte Gordo, quatro UBSs, um novo CAPS, o CER IV e a futura Policlínica.

A secretária de Saúde, Rosangela Almeida, emocionou-se ao agradecer aos profissionais da saúde e reafirmou o compromisso com a luta pela valorização do SUS. “Estamos aqui para transformar vidas, e isso só é possível com escuta ativa e compromisso com o que a população precisa”, disse.

Durante a plenária, a agente de combate às endemias Iolanda Pereira, que atua na USF Jardim Limoeiro 2, elogiou a iniciativa: “Esses eventos são essenciais para que a gente aprimore nosso trabalho e leve melhorias à população. Aprendemos e contribuímos com a nossa realidade”.

A programação incluiu ainda a palestra “A saúde que queremos para os próximos 4 anos”, ministrada por Cristiano Sóster, assessor técnico do COSEMS-BA. No turno da tarde, ocorre a eleição de 16 delegados que representarão Camaçari na etapa Macrorregional Leste da conferência, prevista para os dias 19 e 20 de maio.

As propostas e debates desta 1ª Plenária servirão como base para o novo Plano Municipal de Saúde, que orientará as ações da área nos próximos quatro anos, e também integrarão as discussões da 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Bahia, que terá como tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.

 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.