Camaçari adere ao programa Bahia Alfabetizada e inicia formação de educadores

Comprometidos com o fortalecimento da educação pública, professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Rede Municipal de Ensino de Camaçari lotaram a plateia do Teatro Cidade do Saber nesta quinta-feira (11), durante o Seminário de Alfabetização, ação integrada ao programa Bahia Alfabetizada. O evento marcou o início da formação continuada promovida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em parceria com o Governo do Estado, como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
A iniciativa tem como objetivo principal fortalecer a formação de educadores, alinhar estratégias pedagógicas e promover a melhoria da aprendizagem dos estudantes baianos.
A cerimônia foi abrilhantada por apresentações artísticas de estudantes das escolas municipais Conceição de Maria e Professora Maria José de Mattos de Conceição, evidenciando o talento e o protagonismo dos alunos da rede, especialmente ao trazer experiências que envolvem o letramento.
A formação de professores é uma ação estratégica porque promove a multiplicação de saberes e assegura apoio pedagógico qualificado, impactando diretamente na aprendizagem dos estudantes. Além de palestras, o seminário proporcionará momentos de troca de experiências entre educadores e a apresentação de boas práticas pedagógicas.
Entre os principais temas abordados estão a alfabetização na idade certa, alinhada ao CNCA; o papel dos formadores municipais na multiplicação de práticas pedagógicas; e as estratégias para elevar os índices educacionais da Bahia em avaliações externas, como os sistemas Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e de Avaliação Baiano de Educação (SABE).
Durante a cerimônia, a vice-prefeita, Pastora Déa Santos, celebrou os avanços da educação no município. “A educação precisa ser agente transformadora, tanto para professores quanto para os alunos. E a alfabetização é parte fundamental desse processo. Buscamos uma formação integral, com crianças desenvolvendo senso crítico desde cedo”, destacou.
O titular da Seduc, Márcio Neves, reforçou o compromisso com a alfabetização na idade certa. “Queremos garantir que toda criança esteja alfabetizada ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Isso é uma questão de direito, mas também de humanidade e de promoção da dignidade. Nossa metodologia foca na formação dos professores e no atendimento individualizado de cada aluno”, afirmou.
A coordenadora da Educação do Ensino Fundamental e articuladora estadual do Programa Bahia Alfabetizada, Graciene Guimarães, destacou que a proposta vai além da formação técnica. “Nosso compromisso é com os nossos meninos e meninas. A melhoria nos indicadores de alfabetização exige ações articuladas entre toda a rede escolar e outros atores sociais, pensando a educação desde a base”, ressaltou.
A formação será conduzida por educadores da própria rede municipal, aproximando o conteúdo da realidade vivida nas escolas. Essa abordagem valoriza os contextos locais, reconhece os desafios e potencialidades da rede, e transforma os conteúdos teóricos em práticas pedagógicas aplicáveis no cotidiano.
O evento reafirma o compromisso do Governo do Estado e da Prefeitura de Camaçari com a valorização dos profissionais da educação, o reconhecimento do papel essencial dos formadores e a garantia de que toda criança tenha acesso a uma aprendizagem de qualidade e na idade certa.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades educacionais, como a presidente do Conselho Municipal de Educação, Sandra Rodrigues; a coordenadora de Anos Iniciais, Mariluse Santana; a diretora pedagógica, Alexandra Pereira; e a gestora educacional Jamille Moraes.
Foto: Patrick Abreu